A Amazon está sendo investigada nos Estados Unidos por práticas anticompetitivas no mercado. A Comissão Federal de Comércio (FTC) revelou que a companhia estaria confundindo os consumidores como forma de aumentar a base de assinantes do Prime, o serviço de assinatura da empresa e que concede vantagens aos clientes.
O problema veio à tona depois de uma reportagem de terça-feira 15, do site Business Insider, com relatos de funcionários da varejista norte-americana. Segundo a publicação, a Amazon ignorou sugestões para impedir que os usuários assinassem o Prime por engano. “Temos sido deliberadamente confusos”, disse um dos funcionários da empresa à reportagem.
A Amazon tem se beneficiado das informações dispostas no site que induzem os clientes a assinarem o serviço sem realmente saber o que estão fazendo. Isso ocorre, por exemplo, quando a companhia leva o cliente a se cadastrar na página por meio de anúncios com a inscrição “obter entrega gratuita em dois dias com Prime”. A partir disso, o usuário inicia uma avaliação do serviço por 30 dias e, imediatamente depois do período, a assinatura começa a ter cobrança mensal. Para evitar isso, o cliente precisa realizar o cancelamento do serviço ainda durante o período gratuito. No entanto, o processo é mais complexo.
Desde 2017, a Amazon recebe reclamações referentes a essa prática. O problema, no entanto, é que a companhia não adotou nenhuma medida para evitar isso Sugestões para as correções foram feitas por funcionários, mas foram arquivadas pela Amazon. Há o entendimento que a mudança acarretaria a redução do crescimento da base de assinantes.
No começo do ano, a presidente da FTC, Lina Khan, emitiu um alerta sobre os chamados “padrões sombrios” na dificuldade de cancelar uma assinatura do Prime. As investigações seguem em andamento e, caso seja comprovado que a Amazon vem se beneficiando dessas práticas, a companhia pode ser punida pelo órgão.
Com mais de 200 milhões de assinantes, a Amazon registrou receita de US$ 8,1 bilhões com a assinatura de seus serviços no último trimestre de 2021.