A maior parte dos funcionários da OpenAI, dona do ChatGPT, assinou uma carta ameaçando fazer demissão em massa se Sam Altman, CEO demitido da empresa, não for recontratado.
A OpenAI tem 770 funcionários, e 500 deles assinaram a carta. “Não podemos trabalhar para ou com pessoas que carecem de competência, julgamento e cuidado com a nossa missão e os nossos funcionários”, diz a carta.
No domingo 19, presidente e CEO da Microsoft Corporation, Satya Nadella, anunciou que a empresa de Bill Gates contratou Sam Altman. Greg Brockman, presidente do conselho da OpenAI, renunciou ao cargo em protesto pela demissão de Altman e também foi contratado por Nadella.
Funcionários da OpenAI dizem que têm espaço para eles na Microsoft
Os 500 funcionários que assinaram a carta também dizem que a menos que o conselho da OpenAI mude de ideia, eles vão desertar “iminentemente” para trabalhar para Altman em sua nova equipe de inteligência artificial (IA) na Microsoft. Altman e Brockman vão liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em IA na empresa de Bill Gates.
Ilya Sutskever, cientista chefe e cofundador da OpenAI e membro do conselho que demitiu Altman, também assinou a carta e disse que irá pedir demissão se Altman não for recontratado.
A carta dos funcionários afirma que a saída de Altman e Brockman “colocou em risco todo o trabalho dos funcionários da OpenAI” e “minou” sua missão na empresa. “Sua conduta deixou claro que vocês não têm competência para supervisionar a OpenAI”, disse a carta ao conselho da empresa.
+ Leia mais notícias sobre Tecnologia em Oeste
Os funcionários também disseram na carta que a Microsoft garantiu que há vagas para todos os funcionários da OpenAI na nova equipe de IA, caso eles decidam realmente pedir demissão.
Depois da demissão de Altman e Brockman e da entrada na Microsoft, as ações da empresa de Bill Gates subiram 1,3% nesta segunda-feira, 20, conforme texto publicado no jornal Folha de S.Paulo. A Microsoft é a principal investidora da OpenAI atualmente.
Na sexta-feira 17, a OpenAI disse que Sam Altman foi afastado porque “não era consistentemente sincero em suas comunicações” com o conselho de administração. O conselho perdeu a confiança em sua liderança da empresa.
Isto é uma forma do Gates comprar uma companhia fora do mercado.