Patrimônio do sueco de 37 anos subiu para mais de US$ 2 bilhões depois que o Spotify listou suas ações na Nasdaq em 2018
O presidente-executivo do Spotify, Daniel Ek, prometeu investir 1 bilhão de euros em startups de tecnologia na Europa em uma tentativa de desafiar o domínio do Vale do Silício.
O valor equivale a quase um terço da fortuna do executivo, que detém 9% das ações da empresa, e será investido ao longo da próxima década.
“Alguns dos talentos tecnológicos mais promissores do mundo deixam automaticamente a Europa porque não se sentem valorizados aqui. Precisamos de mais superempresas que elevem o padrão e possam servir de inspiração”, disse Ek, segundo o jornal Financial Times.
O patrimônio pessoal do sueco de 37 anos subiu para mais de US$ 2 bilhões depois que o Spotify listou suas ações na Nasdaq, uma das bolsas de valores dos Estados Unidos, em 2018.
Europa vem perdendo espaço
A Europa criou grupos de tecnologia como Spotify e Skype, mas ficou atrás dos Estados Unidos e da China, que criaram gigantes como Amazon, Apple e Alibaba. Especialistas atribuem a questão a maior regulamentação do mercado europeu e a falta de financiamento.
Daniel Ek entende que as diferenças culturais entre a Europa e os EUA poderiam ser um trunfo na busca de inovações para o “bem-estar coletivo”.
Para ele, o “sonho europeu” está mais voltado para a construção de um “futuro melhor para o coletivo, não apenas para o indivíduo”, que está no cerne do sonho americano.