O protótipo SN10 do foguete Starship, da SpaceX, explodiu alguns minutos após o pouso, na quarta-feira 3, em Boca Chica, no sul do Texas (Estados Unidos). A decolagem aconteceu às 20h20 (horário de Brasília).
Outros dois protótipos, o SN8 e o SN9, também explodiram, em fevereiro e dezembro do ano passado, respectivamente. A SpaceX ainda não se manifestou sobre o incidente.
Leia também: “SpaceX levanta US$ 850 mi em investimentos e passa a valer US$ 74 bi”
Impulsionado por três motores, o SN10 alcançou uma altitude de 10 quilômetros após o lançamento, antes de iniciar a descida na vertical. Após um pouso suave no local ponto programado, houve a explosão. Assista:
Como os testes são realizados em uma área ampla e isolada, às margens do Golfo do México, não houve maiores danos ou feridos. Apesar da explosão após o pouso, o teste foi considerado bem sucedido pela empresa. Nos dois incidentes anteriores, os protótipos não conseguiram sequer fazer a aterrissagem.
A SpaceX é a empresa de viagens espaciais do bilionário Elon Musk. O objetivo da companhia é realizar missões orbitais na Lua e em Marte com a Starship.
Leia mais: “Elon Musk quer criar ‘cidade cripto’ no Texas”
Com informações da Reuters
Nossa…
Parece um vídeo produzido em estúdio, geralmente não se coloca trilha sonora para acidentes. Seria legal assistir ao vídeo sem cortes, de longe, como nos tempos da Challenger.
Obrigado.