Um conteúdo produzido pelo site da Revista Oeste em julho de 2020 foi erroneamente tachado de fake news pelo Facebook e pela agência de checagem Aos Fatos. No entanto, parece ter faltado checagem aos envolvidos, pois a matéria em questão — “Imagem da Nasa prova que a Floresta Amazônica não está em chamas” — apresenta informações corretas.
Leia mais: “Colunista da Folha defende ‘autoritarismo necessário’”
A correção do material apresentado ao público foi validada por um dos especialistas que ajudaram a pautar o assunto. Doutor em ecologia e chefe-geral da Embrapa Territorial há 40 anos, Evaristo de Miranda validou o conteúdo divulgado por Oeste. “O Inpe não usa vários satélites. Isso sim é fake news“, disse em relação à afirmação de Aos Fatos sobre supostas diferenças dos registros dos satélites da Nasa e do Inpe.
Diante da veracidade de uma matéria correta tachada de fake news, a startup de jornalismo on-line lança um desafio. Não apenas ao Facebook e a Aos Fatos, mas a outras empresas do setor. “Oeste tem compromisso com a verdade e desafia qualquer rede social ou agência de checagem a provar que essas matérias estão erradas”, afirma a editora Branca Nunes na reportagem “Facebook comete fake news ao tachar de fake news uma matéria verídica”.
https://revistaoeste.com/revista/edicao-42/facebook-comete-fake-news-ao-tachar-de-fake-news-uma-materia-veridica/
Nós que apoiamos a Revista Oeste podemos fortalecê-la compartilhando essa matéria no próprio Facebook.
Já compartilhei no próprio Facebook… A oeste tem credibilidade, por isso pago com gosto.
Eu usei esta informação da NASA em sala de aula, em agosto. Ainda não os conhecia, mas se foram vocês os responsáveis pela divulgação dos dados, parabéns! A informação rodou.