Novas tecnologias avançam, e o acesso às ferramentas digitais mudou a forma como os brasileiros se inserem no mercado de trabalho.
Muitas das profissões que ainda existem podem ficar para trás, em virtude das novas tecnologias. Por esse motivo, é importante manter-se atualizado e desenvolver habilidades variadas para buscar novos desafios.
De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro dos empregos, a mudança no mercado de trabalho já é perceptível. O impacto da pandemia de covid-19 e as mudanças geopolíticas ocorridas por causa do conflito entre a Rússia e a Ucrânia reforçam esse cenário.
O levantamento mostra que 23% das ocupações devem mudar nos próximos cinco anos. Com isso, ao menos 69 milhões de vagas podem ser criadas, enquanto 83 milhões correm o risco de desaparecer.
Mas a pesquisa também apresenta um cenário promissor para algumas profissões, que estão em crescimento rápido. O profissional que se preocupa em manter-se atualizado sobre as tendências do mercado de trabalho e segue em busca de desafios pode colher bons frutos.
Acompanhe abaixo quais são as melhores possibilidades de emprego para os próximos anos
- Plataformas digitais e aplicativos (86,4%);
- Educação e desenvolvimento de tecnologias da força de trabalho (80,9%);
- Análise de big data (80%);
- Internet das coisas e dispositivos conectados (76,8%);
- Computação em nuvem (76,6%);
- Criptografia e cibersegurança (75,6%);
- E-commerce e digital trade (75,3%);
- Inteligência artificial (74,9%);
- Tecnologias de gestão ambiental (64,5%);
- Tecnologia de mitigação das mudanças climáticas (62,8%);
- Processamento de texto, imagem e voz (61,8%);
- Realidade aumentada e virtual (59,1%);
- Armazenamento e geração de energia (52,1%);
- Veículos elétricos e autônomos (51,5%); e
- Robôs (51,3%).
As habilidades necessárias para estar na profissão mais promissora
O treinamento de funcionários para utilizar a inteligência artificial e o big data terá prioridade em 42% das empresas pesquisadas.
Já o comércio digital terá os maiores ganhos absolutos em emprego. Espera-se quase 2 milhões de novas profissões habilitadas digitalmente, como especialistas em comércio eletrônico, em transformação digital, em marketing e em estratégia digital.
+ Leia também as principais notícias sobre Tecnologia no site da Revista Oeste