A Samsung oficializou nesta quarta-feira, 10, o Galaxy Ring, seu primeiro anel inteligente, conforme informa o jornal O Estado de S. Paulo. O produto havia sido anunciado inicialmente em janeiro deste ano. E foi alvo de muitas especulações até seu lançamento por US$ 400. O preço do dispositivo ainda não está confirmado para o Brasil.
O Galaxy Ring faz medições similares a um relógio inteligente. O foco são a saúde e o bem-estar do usuário, de acordo com o jornal. Com 7 mm de largura e 2,6 mm de espessura, o anel se conecta via Bluetooth a smartphones Samsung. Ele é exclusivo para celulares da marca.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Segundo a Samsung, o dispositivo apresenta uma nova forma de monitoramento de atividades. É voltado àqueles que não se adaptam a relógios ou não gostam de acessórios no pulso, mas desejam monitorar saúde e bem-estar.
O anel permite acompanhar exercícios, embora possa ser desconfortável em algumas atividades, como levantamento de peso. O aparelho possui três sensores internos que tocam diretamente a pele do usuário, com um leve relevo.
O tamanho do Galaxy Ring não segue o padrão de joalherias. Para determinar a numeração, que vai de 5 a 13, diz o Estadão, é necessário experimentar moldes. A Samsung recomenda o uso no dedo indicador.
A Samsung disponibilizará kits de medição nas lojas, com vistas a facilitar a opção pelo tamanho. Também enviará para quem comprar online. Os kits contêm mockups plásticos do produto, o que permite ao consumidor testar e informar o tamanho no site para receber o anel correto.
Funcionalidades e bateria
Com uso moderado, a bateria do Galaxy Ring pode ter duração de até sete dias. O carregamento é feito por indução, em um estojo similar ao de fones de ouvido. Entre as funções disponíveis estão monitoramento avançado do sono, exercícios, frequência cardíaca e ciclo menstrual.
Além disso, o Galaxy Ring se conecta a outras ferramentas do celular. Com um toque entre o dedão e o dedo com o anel é possível desligar alarmes ou tirar fotos. Outros comandos podem ser configurados.
A utilização do Galaxy Ring está condicionada à presença de um celular Samsung compatível com o Galaxy AI. Caso contrário, certas funções não estarão disponíveis. A Samsung não informou a data de lançamento no Brasil. A garantia, porém, é de que será ainda este ano.
O Galaxy Ring competirá com outras marcas, principalmente as asiáticas e norte-americanas. Empresas como Oura e Xiaomi têm versões do anel. Nenhuma, porém, está disponível no Brasil.