O Spotify promete inaugurar uma nova era na publicidade digital. Com a tecnologia Streaming Ad Insertion (SAI), o Spotify Podcast Ads permitirá que os anunciantes comprem inserções publicitárias em podcasts originais e exclusivos direto na plataforma. Outro diferencial é o nível de detalhamento do relatório, que será baseado em impressões confirmadas, e não somente em quantidade de downloads, e trará informações específicas, como o alcance atingido e a frequência e o desempenho da publicidade.
O objetivo é gerar insights, permitindo personalizar as campanhas com maior precisão e criatividade para melhorar o engajamento da audiência qualificada. Com um projeto criado pela Isobar, a Chevrolet será a primeira marca a testar o novo formato, interagindo com o ouvinte em um ambiente imersivo e descontraído.
Leia também: “Apple Music desafia a concorrência com o Áudio Espacial”
Crescimento consistente
A estratégia vem em boa hora, já que as tribos de podcast lovers não param de crescer. Segundo uma pesquisa encomendada pela Globo e realizada pela Kantar Ibope, entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, 28 milhões de pessoas consumiam podcasts com regularidade, um crescimento de 33% em relação ao ano anterior. No segundo trimestre de 2021, o Spotify registrou um aumento de mais de 30%, enquanto as taxas de retenção semana-a-semana e mês-a-mês bateram recordes. Com a popularidade em alta, há uma grande expectativa em torno dos ganhos.
Segundo os dados do IAB Interactive Advertising, nos Estados Unidos, em 2021 houve um crescimento de 60% na receita, com previsão de fechar o ano com mais de US$ 1 bilhão. Diante do avanço de audiência, de tecnologia e da qualidade dos programas, o Brasil vem mostrando que tem potencial de atingir metas ambiciosas.