A Starlink, empresa de redes de satélites de Elon Musk, começou a oferecer serviços de conexão móvel para celulares nos EUA. A ideia da tecnologia Direct to Cell é conseguir levar internet para lugares que, atualmente, são considerados remotos e não possuem acesso à internet.
No momento, o serviço está limitado a mensagens de texto, mas, no futuro, a empresa pretende incorporar ligações e áudios.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Esse tipo de conexão oferecida pela Starlink não depende de torres terrestres nem dos terminais da companhia usados regularmente pelos clientes da empresa. Ele usa apenas os satélites da companhia para enviar e receber dados para os smartphones.
O programa, que já foi utilizado em situações emergenciais nos EUA, como o furacão Helene, foi aprovado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) e funciona com parcerias com operadoras de celular, como a T-Mobile, por exemplo. Não há informações sobre a chegada do sistema ao Brasil.
A intenção da empresa de Elon Musk é oferecer cobertura estável e rápida, com velocidades de 100 a 200 Mbps e latência de 20 ms.
Ainda não há data estipulada para o serviço ser oferecido em outros países, como o Brasil.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
Elon Musk um extraterrestre entre nós.
Entusiasmante!