Certo dia, os encanadores Mario e seu irmão, Luigi, vão parar no reino dos cogumelos, governado pela princesa Peach e ameaçado pelo rei dos Koopas, que faz de tudo para conseguir governar todos os lugares. Essa é a história de Super Mario Bros. O Filme, lançado em 6 de abril deste ano.
Uma das franquias mais bem-sucedidas da história da indústria de videogames, Mario Bros vem ganhando os públicos de todas as idades há quase 40 anos. Para ter ideia, a série, criada pela desenvolvedora japonesa Nintendo, já vendeu mais de 500 milhões de jogos.
Com a estreia do filme pela produtora Illumination Entertainment, Oeste decidiu abrir o baú de memórias do famoso herói e contar a história desse personagem lendário.
A origem do Super Mario
Em 1980, depois de falhar na criação do jogo do marinheiro Popeye, a Nintendo contratou o produtor de games Shigeru Miyamoto e deu a ele um “cheque em branco” para desenvolver um jogo, que ficou conhecido como Donkey Kong. Na história, Mario tinha de resgatar sua namorada, que fora presa por um gorila.
Os primeiros traços do Mario que conhecemos surgiram em razão das imagens pixeladas da época e das telas pequenas dos videogames, ainda em fase de desenvolvimento. Para esconder imperfeições no rosto de Mario e torná-lo mais “humano”, Miyamoto colocou um bigode preto no personagem e um chapéu, além de suas animações serem “mais fáceis de realizar”.
A certidão de nascimento do herói da Nintendo homenageou o empresário Mario Segale (1934-2018), que alugava armazéns para a empresa guardar seus aparelhos.
Inicialmente, Mario Bros era carpinteiro. A ocupação dele, contudo, mudou para encanador, em razão de suas aventuras por dentro de vários canos e tubulações.
Influência para além da Nintendo
Super Mario foi fundamental para o desenvolvimento da indústria de games. De acordo com o youtuber Rodrigo Coelho, do canal Coelho no Japão, a série praticamente estabeleceu o padrão de como os jogos deveriam ser feitos.
“Super Mario Bros., por exemplo, introduziu a câmera fixa que acompanha o herói, enquanto ele andava na ‘tela de rolagem'”, disse Coelho. “Até então, não havia essa mecânica, um exemplo é o jogo de Atari Pitfall.”
Algo inédito feito pela Nintendo foi a “compressão”, utilizada em alguns elementos do jogo, para que o programa não excedesse a memória suportável do console. Coelho explica que “muito dos elementos presentes no jogo são ‘reutilizações’ de outros já existentes”.
“Por exemplo, o Goomba (inimigo marrom) é na verdade um ‘cogumelo que anda’; as nuvens são os arbustos, mas em branco; a música que toca quando você pega um cogumelo são aceleradas, mas que já estão presentes no game“, explicou o youtuber.
A segunda geração do encanador
Outro game da franquia que “revolucionou” a indústria foi Super Mario 64. Dessa vez, Mario pode andar livremente nos mundos em que está, algo nunca antes visto. Boa parte da liberdade oferecida ao jogador é resultado do “analógico”, algo que, até então, nunca foi visto em um console de mesa.
Conforme o portal Nintendo Blast, a alavanca permitia ao jogador controlar não em que direção Mario se movimentava, mas também a intensidade da ação. As mecânicas inovadoras foram responsáveis pelo sucesso maciço desse jogo, além de sua influência nos consoles das outras marcas. “É graças à Nintendo e, em boa parte, à franquia Super Mario que temos o analógico em praticamente todos os controles atualmente”, afirmou Coelho.
Super Mario Bros. O Filme
O longa-metragem conta aos espectadores como os irmãos encanadores foram parar no Reino dos Cogumelos. No início, Mario e seu irmão, Luigi, largaram o emprego de pedreiros para se tornar encanadores. O negócio dos irmãos não ia muito bem, até que, depois de entrar em um cano “estranho”, por conta de um imprevisto, eles foram levados a outro mundo.
Mario foi parar no Reino dos Cogumelos, enquanto Luigi caiu no Reino das Sombras, onde Bowser e seus capangas habitam e o capturam. Desesperado para resgatar seu irmão, Mario conhece Toad, um dos habitantes da Reino dos Cogumelos, e Peach, princesa desse reino, e o grupo vai resgatar Luigi e derrotar uma ameaça iminente: a invasão de Bowser ao Reino dos Cogumelos.
Espera-se que o filme seja um grande sucesso no cinema. Segundo o portal de notícias de entretenimento Screen Rant, “o teto para Super Mario Bros. O Filme pode chegar perto de US$ 1,5 bilhão (R$ 7,6 bilhões)”. Até o momento, o longa-metragem já arrecadou mais de US$ 120 milhões (R$ 607 milhões).
Segundo o youtuberRodrigo Coelho, o sucesso do filme pode influenciar em como a Nintendo vai retratar seus personagens no universo cinematográfico, como possíveis séries de Metroid, animações de The Legend of Zelda, entre outras adaptações de franquias. “Miyamoto disse que, se o filme não estivesse bom, então ele nem lançaria”, garantiu.
O youtuber ressaltou o fato de que os jogos eletrônicos são, de certa forma, a junção das sete artes (pintura, música, literatura, cinema, entre outras) e, mesmo que esse universo seja “deixado de lado pela indústria”, vale a pena dar uma chance aos games.
então, Marcelo Santos, e já passou da hora de a Oeste (um dos melhores órgãos de comunicação do Brasil) disponibilizar um ícone ao final de cada matéria para o leitor comunicar erro, coisa do tipo “Notificação de Erro” – e já passou da hora também de disponibilizar uma funcionalidade na área de comentários para o leitor editar ou mesmo apagar um comentário postado – vou mandar o texto desse post para o Fale Conosco da revista, porém, como de outras vezes, é muito provável que vão ignorar.