O Twitter/X trocou o emoji usado para representar uma arma. Agora, em vez de uma pistola de água verde, a plataforma disponibiliza a imagem de um revólver cinza e marrom.
A mudança foi anunciada por um funcionário da empresa em uma postagem recente na qual Elon Musk, o dono do Twitter/X, comentou. Musk afirmou que o uso seria estendido também para os aplicativos da plataforma, já, por enquanto, só é visível na versão web da rede social.
update announcement 📢
— kache (@yacineMTB) July 18, 2024
on x dot com (the website), the gun emoji was returned back into its rightful form: an m1911
🔫🔫🔫🔫🔫🔫🔫🔫🔫 https://t.co/FlXJtOpU3H pic.twitter.com/cqd7KHcxUJ
Com a decisão, o emoji volta ao seu símbolo original, que tinha sido trocado por uma pistola d’água em 2018.
Na época, diversas plataformas, incluindo o Google e o Facebook, adotaram a imagem da pistola d’água para indicar uma posição menos violenta. A primeira empresa a abolir o símbolo tradicional da arma de fogo foi a Apple, em 2016.
Em 19 de julho, Musk disse, em uma postagem, que “a pistola d’água é burra e feia” e informou que o novo emoji de arma será disponibilizado em todos os dispositivos depois de uma atualização.
Ainda que emojis sejam universais, cada plataforma escolhe como representá-los visualmente.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Histórico do emoji de arma
A primeira empresa a abandonar o emoji da arma de fogo realista foi a Apple, informa o site Emojipedia. A alteração veio depois do pedido de uma associação norte-americana para que a figurinha não fosse mais usada.
Em 2016, a empresa, junto com a Microsoft, se opôs à criação de um emoji de rifle que representasse o tiro esportivo. Em geral, o objetivo era impedir a associação da figurinha com ideias violentas e ainda abrir o diálogo sobre o controle de armas de fogo.
Desse modo, pouco a pouco, as redes sociais foram trocando o revólver em forma de emoji pela pistola de água, tendência quebrada agora por Elon Musk.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
A primeira empresa a abandonar o emoji da arma de fogo realista foi a Apple, informa o site Emojipedia. A alteração veio depois do pedido de uma associação norte-americana para que a figurinha não fosse mais usada.
(Que associação foi essa? Tem nome?)