A Apple terá de mudar o conector em seus iPhones vendidos na Europa até 2024. Assim, os dispositivos eletrônicos móveis terão uma porta de entrada única para carregamento. Essa decisão foi acordada pelos legisladores da União Europeia (UE) nesta terça-feira, 7.
O acordo é inédito no mundo e ocorreu depois que as empresas não chegaram a um consenso sobre uma solução comum. A Comissão Europeia havia pressionado por uma única porta de carregamento móvel há mais de uma década.
Os usuários de iPhones (Apple) e telefones Android há muito tempo reclamam de ter de usar carregadores diferentes para seus dispositivos. O primeiro é carregado por um cabo lightning, enquanto os dispositivos Android são alimentados por conectores USB tipo-C.
Metade dos carregadores vendidos com os smartphones em 2018 tinha um conector USB micro-B, enquanto 30% tinham um conector USB-C e 20% um conector lightning, de acordo com um estudo da Comissão de 2019.
“O acordo que fechamos nesta manhã trará cerca de € 250 milhões (R$ 1,2 bilhão) de economia para os consumidores”, disse o chefe da indústria da UE, Thierry Breton, em comunicado.
“Isso também permitirá que novas tecnologias, como carregamento sem fio, surjam e amadureçam, sem deixar que a inovação se torne uma fonte de fragmentação de mercado e inconveniência ao consumidor”, disse ele.
“No outono de 2024, o USB tipo-C se tornará a porta de carregamento comum para todos os smartphones, tablets e câmeras na UE”, disse o Parlamento Europeu, em comunicado.
Parabéns, UE.
É por essas e outras que não uso nada da Apple.
A União Europeia tomou uma decisão sábia. Afinal, aqui no Brasil passamos pelas mesmas dificuldades nos vendo obrigados a carregar dois, ou mais tipos de conectores. Pode haver alguma razão de ordem técnica, mas vê-se agora que a eventual razão técnica pode ser superada.