Universidade está em busca de companhias interessadas em licenciar a tecnologia e levá-la ao mercado
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu um spray que pode neutralizar a ação do novo coronavírus em máscaras de algodão.
Segundo pesquisadores do Laboratório de Engenharia e Química de Produtos, o SprayCov mantém 99,99% de sua eficácia nas 48 horas seguintes à aplicação.
Leia mais: Pfizer diz que vacina tem 95% de eficácia
A tecnologia pode ajudar a acabar com a necessidade de trocar a máscara e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) com frequência.
O líquido contém sais de cobre, já usados em larga escala na agricultura como fungicida para conter o avanço de pragas, em uma mistura de polímeros biodegradáveis, que funcionam como uma espécie de cola para a fixação dos sais.
De acordo com cálculos dos pesquisadores, a aplicação do SprayCov custaria menos de R$ 0,02 por máscara.
A Agência de Inovação da Unicamp já entrou com um pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial e está em busca de companhias interessadas em licenciar a tecnologia e levá-la ao mercado.
Máscaras funcionam, mas inventaram um spray que “neutraliza o vírus e protege a máscara”. Ou as máscaras são uma piada ou esse produto é uma piada. Não se podendo descartar a hipótese de os dois serem também.
É a primeira confissão da mídia de que a mascara não protege. Precisa de spray da unicamp! rs…..