A SpaceX, empresa espacial de Elon Musk, lançou, na manhã desta quinta-feira, 14, o foguete Starship ao espaço. Foi a terceira tentativa de lançamento, depois de duas falhas. O voo de teste não tem tripulação.
Esta foi a tentativa mais bem-sucedida do veículo até o momento, que permaneceu no espaço por quase uma hora. O lançamento do foguete ocorreu em Boca Chica, no Estado norte-americano do Texas, por volta das 10h30 (horário de Brasília).
Leia também: “Laboratório brasileiro estabelece parceria com núcleo dos EUA para estudos de medicina regenerativa”
Pela primeira vez, a nave realizou um retorno à atmosfera da Terra (chamado de reentrada) e chegou a ligar os recursos que permitem o pouso. No entanto, pouco tempo depois, a transmissão ao vivo do teste anunciou que o contato com o módulo havia se perdido.
O plano inicial era que o veículo espacial caísse sobre o Oceano Índico e ainda servisse a testes posteriores. Veja o retorno do foguete à atmosfera da Terra no vídeo abaixo:
Starship re-entering Earth's atmosphere. Views through the plasma pic.twitter.com/HEQX4eEHWH
— SpaceX (@SpaceX) March 14, 2024
Para realizar o voo, a SpaceX recebeu autorização da Administração Federal de Aviação, órgão responsável por licenciar lançamentos de foguetes comerciais nos Estados Unidos, para a missão na quarta-feira 13. A diferença do novo voo para os anteriores é de que este foi mais complexo e com testes adicionais.
Decolagem do foguete Starship, da SpaceX
O objetivo da empresa de Elon Musk era coletar dados que contribuam para a missão de levar astronautas à Lua pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa). Além disso, permitir que humanos cheguem ao planeta Marte.
O prazo para as missões com tripulação, esticado pela Nasa, está para o fim de 2026. Assista abaixo o vídeo com a decolagem do foguete da SpaceX:
Liftoff of Starship! pic.twitter.com/FaNcasuKaq
— SpaceX (@SpaceX) March 14, 2024
O Starship é um foguete de 121 metros de altura e 9 metros de diâmetro. É considerado o mais poderoso do mundo. Segundo a SpaceX, ele será capaz de transportar até cem pessoas em voos interplanetários de longa duração.
Voo anterior da SpaceX acabou em explosão
O primeiro teste, em abril do mesmo ano, sofreu falhas. O foguete explodiu depois quatro minutos do lançamento. Já o último voo do Starship, da SpaceX, em novembro de 2023, levou os engenheiros a perderem contato com a nave no espaço.
O Starship deixou a base da empresa de Elon Musk, também em Boca Chica, no Texas, por volta das 10 horas (horário de Brasília).
Leia também: “‘Punição superior ao crime’, afirma Elon Musk sobre condenação de motoboy pelo 8 de janeiro”
A nave chegou ao espaço pela primeira vez. Mas depois de dez minutos do lançamento, a equipe da SpaceX em solo parou de receber dados do segundo estágio da nave. Os engenheiros acreditam que o módulo tenha se perdido no espaço.
Confira a transmissão completa abaixo:
Watch Starship’s third flight test → https://t.co/bJFjLCiTbK https://t.co/1u46r769Vp
— SpaceX (@SpaceX) March 14, 2024
+ Leia mais notícias da Tecnologia em Oeste