O foguete da SpaceX que integra a missão Inspiration4, cuja decolagem ocorreu na quarta-feira 15 a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, dará uma volta ao redor da Terra a cada 90 minutos nos próximos três dias, período em que os tripulantes ficarão no espaço.
Como noticiamos ontem, a Inspiration4 é primeira missão espacial totalmente civil. Um de seus componentes é o bilionário Jared Isaacman, fundador da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments, que está acompanhado por outras três pessoas.
Leia mais: “SpaceX, de Elon Musk, faz primeiro voo civil à órbita da Terra”
O foguete vai orbitar a Terra a mais de 27 mil quilômetros por hora. Os quatro tripulantes estarão a bordo da cápsula Crew Dragon, desenvolvida pela SpaceX.
O foguete decolou ontem por volta das 21 horas (pelo horário de Brasília), com sucesso. Os tripulantes entraram na cápsula cerca de duas horas antes do voo. Elon Musk compareceu ao local para assistir ao lançamento.
Leia mais: “Nasa e SpaceX lançam cápsula de reabastecimento em direção à Estação Espacial”
Pouco mais de dois minutos depois da decolagem, o primeiro estágio do foguete, responsável pelo impulso inicial, se desprendeu e voltou ao solo. O segundo estágio se separou cerca de 10 minutos depois da decolagem — a partir daí, a cápsula passou, de fato, a orbitar.
Leia também: “Bilionário Jeff Bezos processa a Nasa por contrato lunar”
A projeção é que o pouso aconteça daqui a três dias, no litoral da Flórida. Trata-se da maior distância já percorrida em um voo espacial por humanos desde o programa Apollo, que levou o homem à Lua, em 1969.