No Estúdio Oeste 94, Silvio Navarro, Flavio Morgenstern, Fabiana Barroso e Carlo Cauti do telão comentam a volta de José Dirceu ao Congresso, 18 anos depois de eclodir o escândalo do mensalão. Convidado por Randolfe Rodrigues, Dirceu falou do “risco” à democracia como sempre, mas não contou nada sobre o mensalão e como ele foi ditatorial: a compra de votos do Congresso para o Executivo do mesmo Lula ditar as leis sozinho.
Apresentamos também a capa da edição 211 da Revista Oeste, com reportagem de Carlo Cauti: ao contrário do que foi prometido pelo PT na campanha, a picanha não veio. Pior: o preço de tudo aumentou descontroladamente: do botijão de gás à gasolina – e, apesar do que petistas dizem, não adianta não beber gasolina, pois tudo o que se come vem com o preço dela embutido.
Ricardo Lewandowski também fez discurso para se auto-elogiar pela captura de Tatu e Querubim, os dois fugitivos do presídio que era de segurança máxima em Mossoró – depois de 50 dias e milhões gastos. O ministro (que não é mais do STF, é da Justiça, enquanto o da Justiça foi para o STF, para coroar nossa harmonia entre Poderes) declarou que a notícia é reveladora sobre a nossa justiça. Podemos apostar que ele está certo, o que muito nos assusta.
E o tema principal da semana: as revelações do Twitter Files Brazil: os documentos trazidos à tona por Michael Shellenberger, David Ágape e Eli Vieira mostram que o TSE, em 2022, agiu de maneira parcial para favorecer o candidato Lula, que era justamente o político de estimação da maioria dos ministros do tribunal (muitos indicados pelo próprio Lula no passado).
Em nome da “democracia”, o TSE pediu dados privados de usuários do Twitter que meramente criticassem decisões jurídicas questionáveis, ou mesmo que usassem uma hashtag. Até a hashtag #VotoDemocráticoAuditável foi considerada… antidemocrática demais pelos ministros.
E quais “dados privados”? Até mensagens privadas foram exigidas. Tudo sem lei, tudo para prejudicar apenas um dos candidatos, tudo para favorecer o candidato preferido dos ministros, tudo prejudicando usuários e a própria atuação da empresa. Tudo violando a privacidade dos usuários – o que não costuma ocorrer com terroristas ou traficantes. O caso é único no Ocidente – nem ditaduras atuaram de maneira tão agressiva contra seu próprio povo.
Ainda deu tempo de nosso Momento Geraldo, que teve um concorrente de peso: Lula resolveu aparecer com meias de Frida Kahlo…
O Estúdio Oeste é apresentado toda quinta-feira, às 20h30, no canal de YouTube da Revista Oeste.