A Prefeitura de São Paulo e o governo estadual instalaram grades de ferro na Rua dos Protestantes, para delimitar a cracolândia, ponto de concentração de usuários de drogas no centro da capital paulista. A medida, realizada na terça-feira 18, foi confirmada pelo vice-governador Felício Ramuth (PSD) ao g1.
As grades dividem a rua, destinando um terço do espaço para os usuários de drogas e os outros dois terços para o tráfego de veículos. A instalação foi feita por funcionários da prefeitura.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Ação conjunta entre governo e prefeitura
Ramuth explicou que a ação faz parte de um esforço conjunto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB). “O objetivo é liberar parte da via para o trânsito de carros de segurança e de saúde, como viaturas e ambulâncias, além de melhorar a abordagem dos agentes de saúde e assistentes sociais aos usuários”, afirmou. O tráfego ainda não está liberado para a população em geral.
No período da manhã, a cracolândia concentra entre 200 e 300 pessoas, número que sobe para entre 600 e 800 à noite, segundo o vice-governador. A decisão de instalar as grades foi tomada em reuniões semanais entre agentes estaduais e municipais das áreas de saúde, assistência social e segurança, lideradas por Ramuth. A medida será monitorada e poderá ser revogada, dependendo dos resultados.
A instalação de grades não é inédita. Em 2022, a prefeitura já havia cercado áreas da Praça Princesa Isabel depois da migração da cracolândia para o local, justificando a ação como parte de um esforço de revitalização.
Defensoria se preocupa com violação de direitos dos usuários da cracolândia
No começo do mês, a Defensoria Pública de São Paulo questionou a prefeitura acerca de “violações de direitos” dos usuários da cracolândia, que teriam sido constatadas durante uma visita do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) em maio.
As supostas violações incluem barreiras físicas, presença de membros da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em formação militar, abordagens hostis, remoção forçada de pessoas, apreensão de pertences e falta de saneamento básico.
Em resposta, a administração municipal afirmou que a GCM atua na proteção e apoio aos agentes da subprefeitura durante a limpeza urbana diária na cracolândia.
Sobre as ações truculentas, a gestão declarou que a GCM “tem como princípio pautar pelo respeito à vida, pela segurança dos agentes apoiados e do patrimônio público, tendo em seu efetivo técnicos treinados a fim de avaliar de forma proporcional, quando e como devem atuar no sentido de preservação da vida e da ordem”.
Em outras palavras, a tal “defensoria pública” entende que o espaço é dos drogados e não pertence ao município e sua população pagadora de impostos. Não se pode mexer com eles no espaço que eles tomaram para si, mas se esquece que esse é um espaço público, onde o público não drogado não pode entrar, onde o comércio do público não drogado não pode agir e acha que as autoridades não podem estar no espaço que os drogados decidiram ocupar. É isso, ou não?
Que os moradores deixem de pagar o IPTU e vamos ver como essa mer //da vai terminar.
E os direitos dos moradores dali?!?
O BOSTIL precisa urgentemente acabar com essas “defensorias, audiência de custódia, dentre outras excrescências e aberrantes conceitos “jurídicos “” que desprezam LEIS JÁ estabelecidos e que ATENDEM o conjunto da sociedade que almeja SER civilizado…
Por exemplo…cadê as calçadas acessibilidade para os idosos e deficientes, crianças que se veem obrigados a trafegar na rua por ter a calçada bloqueada por lixo, dejetos humanos e barracas!?!?
Cadê a vigilância sanitária por permitir que caguem nas ruas e praças!?
Cadê a policia tão brava com adolescentes no uso de drogas leves?!?
Cadê a GCM CETESB e meio ambiente que deixa colocarem fogo nas árvores e praças do centro de Sampa!? Pra queimar fiação roubada,,
CADÊ!?!
Tarcísio e Nunes….AÇÃO sem demagogia..SE NÃO DEIXAM FAZER a atribuição básica de ESTADO…DEEM NOMES aos bois…QUEM NÃO DEIXAM!?! Stf golpista?! STJ vendedores de sentenças?!
QUEM!?!
Do contrário vocês tomará a culpa por quebra de promessas.
Não demora pro stf se meter e proibir qualquer iniciativa nesse sentido. Vamos aguardar. Se é pra melhorar o stf, que não tem que se meter onde não deve, o stf proíbe. Revolta
Igreja Católica é uma das responsáveis CNBB e seus pedófilos.
A CNBB não é uma organização da Igreja Católica. Os bispos que a compõem, são da igreja, mas a organização não faz parte dela. É uma espécie de clube de bispos comunistas.
Posso estar mal informado mas o que a Defensoria Pública já fez em prol ao cidadão de bem?
Provavelmente nada.
Provavelmente nada.
Essa justiça canalhada brasileira..foi aparelhada pela igreja católica e comunistas socialistas desde 1990..não respeitam os resultados das eleições, o clamor população por um BASTA nessa situação de vagabundagem terem mais direitos do que gente honesta…igual aos conselhos tutelares …a Direita venceu…cadê os resultados!?!?
NADA! Eles boicotam mesmo perdendo a representatividade…NÃO se CONTRÓI uma nação com esse tipo de instituição que quer ver o caos social para reinarem…infelizmente precisamos de uma revolução da Direita…mas Direita não faz revolução…só os socialistas….pois é justamente a metodologia desses comunistas…destrói a sociedade protegendo vagabundagem para depois venderem a revolução que vai trazer a ordem ditatorial assassina…receita antiga desde a revolução francesa.
BUKELE de El Salvador….igualzinho… o cara era socialista comunista…falam que vira de Direita…(como se a Direita é a responsável pelas medidas necessárias do ordenamento ÓBVIO sociedade …no conceito socialista..”das maldades “ contra o povo humilde…os bandidagem…
Esses ex comunistas socialistas…se transformam nos piores assassinos Hitler, Mussolini, etc etc..