O agro nacional registrou o abate de 9,3 milhões de bovinos no primeiro trimestre de 2024. Trata-se de um crescimento de quase 25% sobre o mesmo período do ano anterior, indicando o aumento da produção de carne desse tipo de animal. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado nesta quinta-feira, 6.
De acordo com os números do IBGE, a liderança ficou com o Mato Grosso, Estado responsável por 18% dos abates do país. A segunda posição ficou com Goiás (11%), seguida de Mato Grosso do Sul e São Paulo, empatados com 10% cada. No quinto lugar no top cinco figura Minas Gerais, com 9% de participação. Em conjunto, esses estados responderam por 58% dos abates de bovino do Brasil no período. A carne bovina está entre as principais fontes de proteína animal na dieta brasileira.
Bovinos e o consumo de carnes no Brasil
Conforme mostram os números da Companhia Nacional de Alimento (Conab), em 2024 o agro nacional deve produzir cerca de 9 milhões de toneladas de carne de bovinos. Por volta de 70% terá o mercado interno como destino, o que são 6,4 milhões de toneladas.
Essa quantidade corresponde a 30% de todo o consumo de proteína animal na na mesa do Brasileiro. Para 2024, a média de consumo de carne é estimada em 105 kg por pessoa, 31 kg são de origem em bovinos, segundo a Conab.