Estudos do Ministério da Agricultura (Mapa) indicam que a produção de grãos no Brasil deve saltar 27,1% nos próximos 10 anos, chegando a 333,1 milhões de toneladas. Caso o cenário se confirme, já na safra de 2024/2025, o país vai ultrapassar a colheita de 300 milhões de toneladas de grãos. Portanto, três temporadas antes do previsto.
A informação consta em relatório obtido pelo jornal Valor Econômico, e publicado em reportagem nesta quarta-feira, 7. Segundo o documento, o horizonte também é alvissareiro para a produção das carnes de frango, bovina e suína: estimativa de crescimento de 24%, até 2030/31. Os mais recentes dados mostram que o agro tem sido o carro-chefe do país.
Mesmo durante a pandemia de coronavírus, as colheitas e os preços bateram novos recordes. Em junho deste ano, foram colhidas 262,1 milhões de toneladas, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento. A projeção do Mapa prevê, ainda, que o Valor Bruto da Produção deve ultrapassar a marca de R$ 1 trilhão e de crescimento de 3,5% do PIB.
Leia também: “Os verdadeiros números da economia”, reportagem publicada na Edição 64 da Revista Oeste