Para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, famílias se reúnem à mesa com grandes quantidades de alimentos. O evento é conhecido como a ceia de Natal — a festa mostra a força do agronegócio brasileiro.
As leitoas, os lombos e os pernis estão entre os pratos marcantes na mesa. E o Brasil é o terceiro maior produtor de carne suína do planeta, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Aves da ceia de Natal
O agronegócio do Brasil também exporta perus — ave símbolo da ceia de Natal. Em 2023, mais de 70 destinos internacionais receberam os embarques do país. A lista inclui nações independentes e territórios autônomos.
Muitas famílias, algumas vezes em razão do preço, substituem o peru pelo o frango. O Brasil é o maior exportador — e reponde pela segunda maior produção — da carne desse animal no planeta.
Além das carnes
A agricultura nacional figura no primeiro lugar para produção e exportação de soja no planeta. É justamente esse grão o usado como fonte de proteína para engordar aves e suínos.
Além disso, o agro nacional fornece uma série de outros itens. A safra de uva local, por exemplo, além de ser apreciada no mercado interno, encontra um filão importante no comércio com outros países.
A lista de produtos do agronegócio brasileiro para a ceia de Natal é extensa. Inclui: frutas, sucos, trigo, farinhas, embutidos, queijo, leite e uma infinidade de outros produtos. Ela também contempla bilhões de litros de bebidas, entre refrigerantes, cervejas, cidras, vinhos, espumantes, uísques, entre outros.