Em 2024, o mundo deve produzir 278 milhões de toneladas de carne. Trata-se da soma da oferta estimada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para os três principais tipos de proteína animal: bovina, suína e de frango.
A marca é a maior para oferta de carne na história em um ano, de acordo com os dados do departamento. Caso o resultado se confirme, será o quarto ano seguido de recorde.
Por volta de 42% da marca vem do setor de proteína suína — a mais consumida do planeta. Na segunda posição, figuram os frangos (37%). E a terceira colocação é dos bovinos (21%).
O recorde do setor de proteína animal é puxado pelos frangos, com o crescimento de 1% sobre o ano anterior. Nos demais segmentos, a produção deve se manter praticamente estável.
Produção mundial de carne
No mundo, a China lidera a produção de proteína animal. O gigante chinês responde por 28% de toda a oferta desse alimento no planeta. Contudo, o consumo interno supera a quantidade produzida pelo gigante asiático em milhões de toneladas.
A segunda posição é dos Estados Unidos, responsável por 16% de toda a oferta mundial. No top 4 também estão União Europeia (14%) e Brasil (11%).
Os brasileiros lideram as exportações do setor, de acordo com os dados do USDA. Apesar de 70% da produção nacional de carne tendo o mercado interno como destino, o agronegócio do país deve vender 9 milhões de toneladas para outras nações.