publicidade
Agronegócio, Brasil

Biomassa gerou 9% da energia elétrica do Brasil em 2018

Volume gerado correspondeu ao consumo somado de 40% dos lares brasileiros ao longo do ano

Biomassa Foto: Reprodução/Ciese

Em 2018, o Brasil gerou 54,4 mil gigawatts-hora de energia elétrica com biomassa. Isso equivale a 9% de toda a eletricidade gerada no país no período.

Os números são do relatório Contas Econômicas Ambientais da Energia: Produtos da Biomassa. O Instituto Brasileiro (IBGE) de geografia e estatística divulgou o documento na quinta-feira 9. A intuição realizou a publicação em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética, que também é vinculada ao governo federal, e a Agência Internacional de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável apoiou a pesquisa em seus estágios iniciais.

Receba nossas atualizações

A média nacional de consumo das residências do país era 160 quilowatts-hora por mês em 2018. Assim, a quantidade gerada de energia elétrica com biomassa seria capaz de alimentar 36 milhões de lares brasileiros por um ano. O Brasil tinha cerca de 71 milhões de domicílios na época. Ou seja: o volume produzido correspondeu à necessidade de em torno de 40% dos lares brasileiros ao longo do ano.

De acordo com o IBGE, o resíduo da cana liderou a produção de energia elétrica a partir de biomassa, com 62% do total. A lixívia — um subproduto da madeira — aparece em segundo lugar (27%), e lenha em terceiro (4,7%). Outros energéticos de biomassa, resíduos sólidos, biodiesel e carvão vegetal somam o restante (6,1%).

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade