Os frigoríficos do Brasil devem fechar 2023 com a produção de 15 milhões de toneladas de carne de frango. A cifra corresponde a quase 15% de toda a oferta mundial desse alimento.
A disponibilidade global de carne de frango deste ano será de 103 milhões de toneladas. Apresentada pela Associação Brasileira de Proteína Animal na quarta-feira 16, a estimativa é do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
De acordo com os números, apenas os norte-americanos superam os brasileiros em produção. Ainda assim, os Estados Unidos perdem quando o assunto é exportação.
Embarques de carne de frango
O Brasil lidera o comércio deste tipo de proteína no mercado internacional. Em 2023, os embarques brasileiros vão alcançar a marca recorde de 5,2 milhões de toneladas.
Ao mesmo tempo, os EUA vão exportar 3,3 milhões de toneladas. Ou seja: quase 40%, em comparação aos frigoríficos nacionais.
Entre janeiro e julho, os embarques brasileiros alcançaram 3 milhões de toneladas. O faturamento no intervalo ficou em US$ 6 bilhões. Assim, se os preços se mantiverem estáveis e as previsões se confirmarem, a receita de 2023 do setor pode bater US$ 10 bilhões.
Maior exportador nacional
Entre janeiro e julho, o Paraná respondeu por volta de 20% das exportações do setor no Brasil. O Estado lidera os embarques e a produção nacional.
Clientes internacionais de carne de frango do Brasil
Individualmente, a China segue como o maior importador do produto brasileiro, com 15% do total. Contudo, Arábia Saudita e Emirados Árabes mostram que os islâmicos merecem destaque. Juntos, os dois países também absorveram 15% dos embarques. Mercado halal é a expressão-chave para entender a demanda muçulmana.
Em português, halal significa permitido. A religião islâmica impõe várias restrições alimentares aos fiéis. A palavra é usada para identificar o que os muçulmanos podem comer. A carne de frango é a fonte de proteína animal mais barata nessa lista.
Grande mercado brasileiro
Mesmo sendo o campeão das exportações, o Brasil consome a maior parte da proteína de aves que produz. Em 2023, por exemplo, 65% de toda a oferta brasileira será consumida pela população local. Isso garante quase 50 quilos de carne de frango para cada habitante do país.