publicidade
Agronegócio

Brasil se torna o 1º produtor de hidrogênio de etanol no mundo

O projeto visa a criar um substituto para combustíveis como diesel e gasolina

Ônibus movido a hidrogênio vai transportar alunos dentro da USP | Foto: Cecília Bastos/Usp Imagens

Na última quinta-feira, 7, a Universidade de São Paulo (USP) inaugurou sua fábrica de hidrogênio a partir de etanol. É a primeira planta industrial desse tipo em todo o mundo.

“A partir da próxima semana, teremos hidrogênio produzido a partir do etanol aqui na nossa universidade”, disse Carlos Gilberto Carlotti, pesquisador da universidade, durante a inauguração. O evento ocorreu em meio à Conferência de Pesquisa e Inovação em Transição Energética da USP. O modelo visa a se tornar uma alternativa ao uso de combustíveis como diesel e gasolina em carros, ônibus e caminhões.

Receba nossas atualizações

O hidrogênio de etanol da USP

A pesquisa para o desenvolvimento ocorre em parceria com o setor privado. Participam do projeto empresas como Toyota e Raízen, além da startup Hytron, responsável pelo desenvolvimento do reator que faz a transformação.

De acordo com a USP, a produção será de 100 kg por dia nas fases iniciais. O volume servirá para o abastecimento de três ônibus urbanos que circularão pelo campus na cidade de São Paulo e um rodoviário, com autonomia de 450 km — o que é suficiente para ir e voltar da Cidade Universitária para Piracicaba, no interior paulista.

A tecnologia desenvolvida permite a produção de 1 kg de hidrogênio com 7 litros de etanol. Cada quilograma é suficiente para movimentar um Mirai — sedã da Toyota, superior ao Corolla — por 120 km.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Fernando Anthero
    Fernando Anthero

    Fico feliz em saber que a minha querida USP tem pesquisas sérias, gostaria que se tornasse ainda mais produtiva em pesquisas eliminando os parasitas: alunos que não estudam, professores que não ensinam, funcionários que só querem privilégios

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade