O agronegócio brasileiro faturou quase US$ 5 bilhões com exportações de café no primeiro trimestre de 2024. A cifra é um recorde para o país na vendas do produto ao mercado externo.
De acordo com um levantamento realizado por Oeste em dados do governo federal, o recorde ocorreu em razão do aumento do volume embarcado, que partiu de 875 mil toneladas, no primeiro trimestre de 2023, para as atuais 1,3 milhão de toneladas.
Assim a quantidade exportada saltou 27%. O número foi suficiente para compensar a queda de 3,2% no preço médio da tonelada.
Estados e as exportações de café do Brasil
Os dados do governo federal apontam Minas Gerais como o Estado que mais fatura com as exportações de café no Brasil. Por volta de 66% dos embarques de produtos têm origem nas lavouras mineiras.
Leia também:
O Espírito Santo aparece em segundo lugar entre os exportadores com 19%, seguido de São Paulo (9,2%) e Bahia (2,8%) e Paraná (0,9%). Juntos, esses Estados responderam por quase 99% das exportações de café do Brasil no primeiro semestre de 2024.
Brasil para o mundo
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Brasil é o maior produtor de café do planeta. Os números do governo norte-americano mostram que os agricultores brasileiros respondem por cerca de 40% da safra global — a maior colheita do planeta.