O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, na última sexta-feira, 28, uma lista com 14 marcas de café torrado, consideradas impróprias para consumo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A pasta fez a seleção depois de identificar matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos pela legislação vigente.
Confira as marcas de café consideradas impróprias pelo governo:
De acordo com o governo federal, as empresas responsáveis deverão recolher os produtos impróprios, que ainda estão no mercado.
Consumidores devem suspender o consumo dos cafés que foram considerados impróprios
Aos consumidores que já compraram esses cafés, o Mapa recomenda-lhes que suspendam o consumo e solicitem a substituição, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
A pasta pede ao consumidor que comunique o governo caso encontre o produto no comércio. A denúncia deve ser feita por meio do canal oficial Fala.BR. O cliente deve informar o estabelecimento e o endereço onde o produto foi encontrado.
Esse alerta faz parte da Operação Valoriza, que realizou ações de fiscalização em todo o país de 18 a 28 de março deste ano. Durante esse período, funcionários do Mapa coletaram 168 amostras de café.
Fiscalização do café torrado e moído
O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, que faz parte da Secretaria de Defesa Agropecuária, é o responsável por fiscalizar o café torrado e moído no mercado interno.
“O Mapa reforça seu compromisso com a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores, e continuará atuando de forma vigilante em todo o Brasil, para coibir irregularidades observadas em café torrado e moído, para garantir a integridade e a confiança dos consumidores na indústria de café”, afirma a pasta, em nota.