Gigante do agronegócio, a brasileira BRF bateu recorde de exportações de carne de frango para o mercado Halal Mena no primeiro trimestre de 2023. A denominação se aplica aos consumidores islâmicos.
Entre janeiro e março, a BRF exportou 222 mil toneladas de carne de frango ao mercado Halal Mena. São 13% mais que a quantidade enviada em igual período de 2022, de acordo com o jornal o Estado de S. Paulo. Esses embarques foram para países do Oriente Médio e do norte da África. Nessas regiões, a companhia é líder de mercado.
“De um lado, este recorde traduz a clara preferência de nossos consumidores e clientes pelas nossas marcas, Sadia em particular”, afirmou Igor Marti, o vice-presidente de Mercado Halal da BRF. “Do outro lado, reafirma as importantes melhorias operacionais que temos entregado globalmente.”
Atualmente, o Brasil é o maior fornecedor de comida halal do planeta. Em árabe, o nome significa permitido e faz uma menção aos alimentos liberados ao consumo pela religião muçulmana.
No primeiro trimestre de 2023, o Brasil faturou R$ 665 milhões com as vendas de carne de frango aos países da Organização para a Cooperação Islâmica. No período, os embarques somaram 353 mil toneladas. Além das regiões citadas, a lista inclui nações muçulmanas em outras partes do globo, como a Indonésia.
Infelizmente o PT criou um monstro que aos poucos esta destruindo os pecuaristas, a indústria da carne se transformou em um oligopólio com dinheiro do BNDS, dinheiro do trabalhador brasileiro. BRF comprou e vem comprando toda a concorrência, em algumas praças compram e fecham as portas. Merecia uma reportagem da OESTE.