Símbolo de resistência das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul neste ano, o cavalo Caramelo foi destaque no Desfile dos Campeões da Expointer 2024, em Esteio, no interior do Estado. O animal ganhou fama nacional depois de sobreviver por quatro dias em cima do telhado de uma casa quase submersa no bairro Mathias Velho, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Relembre como foi o resgate do cavalo Caramelo:
ESTÃO RESGATANDO O CAVALO CARAMELO! 😭 pic.twitter.com/8oZ5IhiBvj
— Thiego Novais (@thiegonovais) May 9, 2024
Os grandes campeões da feira de agronegócios exibem os melhores animais, como gados de corte e leite, búfalos, cavalos e ovelhas. Além isso, o espaço expõe os produtos vencedores do concurso da agricultura familiar. O desfile do famoso equino aconteceu nesta sexta-feira, 30.
Como está o cavalo Caramelo
Desde o seu resgate, em 9 de maio, o cavalo recebe tratamento no hospital veterinário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. Quando bombeiros o salvaram, o animal estava faminto, desidratado e 50 kg abaixo do peso ideal. No entanto, ele recebeu todos os cuidados necessários até recuperar a saúde.
“Caramelo veio para a Expointer como um símbolo de resistência e reconstrução”, disse Jean Soares, coordenador do curso de veterinária da Ulbra, que tem sido o lar temporário do equino. “A ideia de trazê-lo para o evento era mostrar que nós também podemos nos reconstruir e nos fortalecer de novo para superar toda essa crise.”
Segundo o coordenador, a guarda do animal é da Prefeitura Municipal de Canoas. Contudo, o veterinário diz que a Ulbra vai fazer o que for necessário para que ele permaneça na instituição pelo resante da vida dele. “Cuidamos para que ele tenha o melhor destino possível.”
Veja o depoimento do coordenador do curso de veterinária da Ulbra:
Caramelo não está famoso apenas na feira. Nas redes sociais, o perfil em homenagem ao bicho já reúne mais de 100 mil seguidores.
Leia também: “Pintura do cavalo Caramelo é vendida por R$ 130 mil em leilão para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul“
KKKK De egua passou para um cavalo, que sorte.