O governo da China pretende ampliar a produção de soja. A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma do país anunciou a decisão nesta terça-feira, 19.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a China deve consumir cerca de 70 milhões de toneladas de refeições à base de soja em 2022.
A China é o maior importador do grão no planeta, adquirindo quase 100 milhões de toneladas em 2021. No mesmo período, a produção de soja do país ficou próxima de 20 milhões de toneladas. Além disso, os chineses lideram as compras da cadeia produtiva da soja no Brasil.
Dos quase US$ 14 bilhões em exportações feitas pelo setor no primeiro trimestre de 2022, cerca de US$ 8 bilhões foram para o país asiático, conforme os dados do governo federal.
O recente posicionamento chinês ocorre em meio à valorização da commodity. Feito pelo Conselho Internacional de Grãos, o índice internacional de preços da soja superou 350 pontos em 11 março. O nível é o maior desde 2012.
Do mesmo modo, também houve elevação no indicador formado pelos preços dos cinco principais grãos (trigo, milho, cevada, arroz e soja) feito pelo órgão. No mês passado, a pontuação chegou a 359 — um novo recorde no monitoramento, desde que o órgão começou o levantamento, no ano 2000.
Assim, a China também se preocupa com a produção em geral. Meng Wei, porta-voz chinês, disse que o país está tomando medidas para manter a oferta estável. O governo do país estipulou a meta de produzir 650 milhões de toneladas de grãos em 2022. A área plantada se aproxima de 120 milhões de hectares.
Leia também: “Os sabotadores do agronegócio”, artigo de Branca Nunes para a Edição 99 da Revista Oeste
E onde vão plantar soja? No deserto; nas montanhas geladas ou nos fétidos canteiros das avenidas das cidades mais poluídas do mundo?
Vamos às contas de padaria: A produtividade média de soja em MT é de 75 sacas/ha, como uma saca pesa 60 kg, isso vai dar 4.500 kg/ha ou 4,5 t/ha. Pois bem, os Chinas produzem atualmente 20 milhões de toneladas, porém a meta é de 650 milhões!!!, ou seja 32,5 vezes a produção doméstica atual. Para produzir essas 650 milhões de toneladas, seriam necessários 144,44 milhões de hectares, considerando-se o rendimento médio do estado de MT. Então a pergunta é, simplesmente: Onde esses Chinas vão expandir essa área em seu território, sabendo-se que o sul do país é extremamente montanhoso, potanto impróprio para grandes produções a não ser lavouras de arroz cultivadas manualmente ou por pequenas máquinas nas melhores hipóteses, o oeste é o deserto de Sinkiang ou Xinjiang? Então onde, adivinhem?
Continuando:
1 km2 equivale a 10×10 ha = 100 hectares, então, 144,44 milhões de hectares, correspondem a 1,44 milhões de km2 ; Área do estado do MT: 903.207 km2 então os Chinas estão querendo tomar todo o estado do Mato Grosso (903.207 km2), mais o estado do Mato Grosso do Sul (357.325 km2) mais o estado de São Paulo (248.209 km2), que descontando as cidades, rios e demais acidentes geográficos, chegam a essa área. Como são ambiciosos esses amarelos!
… e transformar o Brasil, no seu quintal…
Tá disfarçado….eu te conheço.