Cinco mentiras sobre agronegócio que contaram para você

Apesar de a produção de comida ser a mais lembrada, o setor vai muito além da alimentação
-Publicidade-
A agricultura transgênica aumentou o suprimento mundial de alimentos
A agricultura transgênica aumentou o suprimento mundial de alimentos | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um vídeo que circula nas redes sociais acaba com cinco mentiras sobre o agronegócio brasileiro. Quem faz a gravação é Rafael Pezenti, filho de agricultores e chefe de gabinete do deputado federal Peninha (MDB-SC).

Apesar de a produção de comida ser a atividade mais lembrada, Pezenti destaca que o setor vai “muito além da produção alimentos”. “Você veste o agro, calça o agro e, até para abastecer, é agro também. Não se esqueça que 27% da gasolina que está no tanque do seu carro é etanol.” As mentiras sobre o agronegócio abordadas estão relacionadas aos defensivos agrícolas, transgênicos, consumo de orgânicos, envenenamento dos alimentos e desmatamento.

De acordo com Pezenti, a utilização de defensivos se reduz a cada ano. Os alimentos orgânicos também utilizam produtos químicos, embora não sintéticos. E a agricultura transgênica aumentou o suprimento mundial de alimentos. Ele ainda revela que os agricultores brasileiros preservam em suas propriedades o equivalente à área de 16 países europeus.

-Publicidade-

“Meus pais produziam na década de 1990, com milho tradicional, cerca de 70 sacas por hectare”, lembra. “Depois vieram os transgênicos e hoje eles produzem 200 sacas por hectare. Usa-se menor terreno para se produzir bem mais.”

7

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.