Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, fará uma viagem oficial à China na segunda-feira, 20, para discutir o comércio entre os países. Neste sábado, 18, em sua redes sociais, o ministro afirmou que, além dos membros do ministério, 88 empresários do ramo do agronegócio farão parte da comitiva.
“Realizaremos agendas técnicas para ampliar as relações com este importante parceiro comercial”, disse.
Entre os assuntos que serão discutidos, estão a abertura de mercado para os produtos brasileiros, o estabelecimento de acordos bilaterais e cooperação técnica para o agronegócio.
Queremos simplificar processos por meio da digitalização, abrir mercado para mais produtos brasileiros, tratar de acordos bilaterais e cooperação técnica para continuarmos desenvolvendo o nosso #agro
— Carlos Fávaro (@Carloshbfavaro) March 18, 2023
As exportações de carne bovina brasileira, que haviam sido interrompidas devido a suspeita de um caso de vaca louca no Pará, também devem estar na pauta dos encontros. Desde o dia 6 de março, a OMS já considera o problema resolvido, porém o embargo chinês permanece.
Conforme o site da Oeste noticiou, alguns navios que haviam zarpado com lotes certificados, antes da suspensão, ainda seguem rumo à China.
Lula também fará viagem à China
Lula também fará uma viagem oficial à China, entre os dias 26 e 31 de março. O petista deve se encontrar com o presidente Xi Jinping e participar de seminários.
240 empresários devem acompanhar Lula nesta viagem, segundo o Itamaraty, sem o uso de dinheiro público — entre eles, os irmãos Batista, da J&F. Por outro lado, 20 parlamentares e ministros irão compor a equipe que vai à Pequim.
“Por corrupção, conselho da JBS aprova medida contra irmãos Batista
Prejuízos causados à gigante de carnes em razão de crimes confessados por Joesley e Wesley foram usados como justificativa”
Por Marcela Caetano, Com Agências, Valor — São Paulo 20/01/2021 14h52
Sim temos que apoiar a aproximação com o Chineses. Agora quais são as pautas a serem tratadas? Está confuso. Parece que é mais uma viagem de rodada de negócios de setores com participação de empresários selecionados. Num momento de incerteza da economia brasileira com aumento do custo da industria, no ramo do agronegócio. Qual é apauta? Muito cedo para discutir tratados sem conversar com os setores. Lula a meu ver vai falar de si e não do Brasil, vai forçar a barra para aceitarem a DILMA, que esses dias esqueceu o que ia dizer. Fica a dúvida. Ou vai vender a Amazônia de vez.
A carreta furacão. Só o PT viaja com tanta gente p fazer turismo as nossas custas. Adoram espetáculo, qualificação ZERO.
Vai levar o Marcola também?
Ué, ele não levou José Rainha e Stédile pra ver como são as invasões a fazendas na China?
Na China , se você invadir uma fazenda, te pegam e mandam para o deserto de Gobi. Mais tarde, só encontram o seu esqueleto.