A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) vai revisar a previsão de crescimento para agropecuária de 2023. As alterações ocorrem em meio à esteira de bons resultados para o setor, elevando as projeções para este ano.
Na quinta-feira, 1º, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o desempenho agrícola e do Produto Interno Bruto (PIB) do país no primeiro trimestre de 2023. A economia cresceu 1,9%, e o setor rural avançou 21,6%, em comparação ao último trimestre de 2022. Foi o melhor resultado trimestral para o campo, desde o fim de 1996.
Antes dos novos números do IBGE, a confederação da agricultura projetou o crescimento agrícola entre 8% e 8,5%. Renato Conchon, coordenador do Núcleo Econômico da CNA, afirmou que os dados recentes do instituto mudam a estimativa para expansão da agropecuária para 10,5%.
“Estimamos que o PIB brasileiro deve crescer 1,2% ao longo de 2023 e a atividade agropecuária deve crescer 10,5%”, disse. “Ou seja, a atividade agropecuária traz bons resultados para o PIB brasileiro.”
De acordo com o coordenador da confederação, a agricultura e a pecuária juntas responderam por 10% de toda produção brasileira do primeiro trimestre de 2023. Conchon acredita no crescimento da fatia do setor na economia do país. “10 anos atrás, a participação do setor no PIB do primeiro trimestre era de 5,7%”, lembrou.