Mesmo enfrentando a volta das invasões de terra e repetidos ataques do governo Lula, a produção rural brasileira cresce em ritmo acelerado. No primeiro trimestre de 2023, a agropecuária impulsionou o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
O resultado do setor agrícola do primeiro trimestre cresceu 21,6% sobre o último trimestre de 2022, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, a expansão econômica foi de 1,9%.
Além disso, é o melhor desempenho dos produtores rurais para um trimestre desde o fim de 1996. Um dos fatores para a o impulso é a safra recorde de grãos, estimada em cerca de 300 milhões de toneladas. A agricultura brasileira se consolidou como uma das maiores fornecedoras globais de soja e milho, os grãos mais utilizados pela indústria e por criadores de animais.
A pecuária nacional, por sua vez, figura como uma grande fonte mundial de proteína animal. O país é o maior exportador de carnes de aves e bovinas no planeta. A produção rural brasileira exerce papel fundamental na segurança alimentar da humanidade e mantém resultados exemplares de preservação do meio ambiente. O Brasil se destaca por seguir uma legislação ambiental rígida e manter dois terços de toda vegetação natural preservados.
Agropecuária e o PIB do Brasil
O agronegócio é um dos grandes motores da economia brasileira. O setor envolve a cadeia produtiva movimentada pela produção rural. O início se dá nos insumos, nas máquinas e nos serviços destinados ao trabalho no campo. Esse ciclo se estende até a indústria de transformação, abastecida por matérias-primas da agropecuária, representando, assim, cerca 25% do PIB do Brasil.
Esta colheita foi plantada quando ?
Boa pergunta …
Os “facistas” fizeram o PIB crescer?