O consumo de etanol hidratado em 2021 foi o menor desde 2016, de acordo com os dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Relacionadas
No ano passado, o uso do etanol ficou em 16,8 bilhões de litros. Desse modo, houve queda de quase 13% em relação a 2021. O combustível é utilizado como substituto da gasolina para movimentar veículos.
O pior resultado ocorreu no mês de novembro: 1,02 bilhões de litros consumidos. Em dezembro, a quantidade utilizada ficou em 1,27 bilhões de litros.
No Estado de São Paulo houve a maior queda: consumo de 8,5 bilhões de litros no ano (-16,4%). Minas Gerais aparece na segunda posição desse ranking (2,3 bilhões de litros, -14,6%), seguida do Paraná (1 bilhão de litros, -23,9%).
Algumas localidades com o uso menos comum deste combustível aumentaram a cota utilizada. O Mato Grosso teve melhor resultado entre elas: crescimento de 22,7%, elevando o mercado para cerca de 179 milhões de litros. Outros exemplos figuram nessa lista: Alagoas, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Ainda assim, os resultados não conseguiram reverter a queda nacional.
Redução na produção de etanol
Os dados da ANP também apontam para a queda na produção do etanol no Brasil. Em 2021, as usinas do país geraram 18,6 bilhões de litros, 17,3% menos que os 22,5 bilhões de litros de 2020.
A região Sudeste segue como a maior produtora desse combustível no Brasil (44,9%). Na segunda posição aparece o Centro-Oeste (35,6%), seguido de Nordeste (5,1%), Sul (3,4%) e Norte (0,7%).
O óbvio! Já faz algum tempo que a relação preço álcool pelo preço da gasolina é maior que 0,7. Tem chego a 0,8 para cima.
Entidades alcooleiras andaram fazendo no ano passado para “sermos patriotas” e “usar o produto nacional”. Conversa “para boi dormir”. Nessa hora querem ser patriotas e preocupados com o meio ambiente. Não quero nem saber e deploro profundamente o comportamento desse pessoal. Abasteço com o combustível que me traga menos custo e pronto. Se querem ver o consumo aumentar, que façam o preço ficar numa relação inferior a 0,7.
ALGUEM PODE EXPLICAR POR QUE O ETANOEL SOBE O PREÇO? COMBUSÍVEL BRASILEIRO DOLARIZADO…COMO PETRODOLAR.
Tem um burros que nem sabem oque falam ,tentam justificar a diminuição do consumo de etanol com o governo . Tem que ser filho do Lula mesmo para fazer essa comparação .
É necessário uma linha de crédito exclusiva para criação de mais usinas de médio porte para produção de álcool. Afinal o dinheiro que deveria ter sido gasto nas duas refinarias de petróleo, que do Maranhão e Ceará, o Lula investiu na puta que o pariu “Venezuela, Cuba, Equador, etc”. E além disso juntamente com a corja dele roubaram trílhões de dólares do Brasil.
Tem gente que para fazer comentários , precisaria estudar e ler um pouco mais e até pesquisar sobre o que está acontecendo no Mundo.
O consumo caiu, será porque hein? O povo está guardando dinheiro ao invés de consumir, diriam os economistas fdps da mídia. O problema até um acéfalo sabe, que há desemprego em grande escala, diminuição de salários, as desformas que esse imbecil junto com o garçom de Puteiro o larápio Guedes fizeram no país, tudo para escravizar-nos, além é claro do assaltante Arthur Lira e seus séquitos.
Não seria o caso das usinas abaixarem o preço do Etanol e consequentemente a gasolina abaixaria??? Oferta x procura