Os alimentos típicos das festas juninas, como milho verde, amendoim e batata doce, são essenciais para as celebrações desta época do ano. Cidades como Presidente Prudente, Marília, Jaboticabal e Itapeva são responsáveis por fornecer boa parte das comidas do evento em São Paulo.
Além disso, a produção agrícola de São Paulo desempenha um papel fundamental no abastecimento dos arraiás de outros Estados, segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), divulgado na última sexta-feira, 14, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
São Paulo se destaca nacionalmente como o principal produtor de amendoim, um alimento tradicional das festas juninas. Em 2023, a produção estadual alcançou 736,3 mil toneladas. A região de Presidente Prudente lidera a produção, com 14% do total estadual, seguida por Marília (3,6%), Tupã (3,3%) e Jaboticabal (3,3%).
Além de ser um alimento típico das festas juninas, o amendoim é um dos pilares do setor agrícola paulista. Desde os anos 1940, São Paulo lidera a produção nacional. Em um período de 13 anos, houve um crescimento de quase 300% na produção nacional, que passou de 226 mil toneladas, em 2010, para 893 mil toneladas, em 2023.
Leia também:
“Esse produto tradicional na agricultura paulista é a base da cultura alimentar das festas juninas, marcadas por doces como a paçoca e o pé de moleque”, explica Renata Martins Sampaio, pesquisadora do IEA. “A produção paulista de amendoim responde, em média, por 85% da produção brasileira e por, praticamente, 100% das exportações de amendoim em grão e de óleo de amendoim, que, em 2023, somaram US$ 642 milhões.”
São Paulo fornece milho verde para festas juninas de todo o país
Em 2023, São Paulo produziu 124,9 mil toneladas de milho verde. A maior parte dessa produção veio da região de Itapetininga, com 30 mil toneladas, seguida pela região de Sorocaba, com 29,1 mil toneladas.
São Paulo também é um grande produtor de milho. Na 1ª safra, cultivada no verão, a região de Itapeva se destaca com uma produção de 286,4 mil toneladas. O milho safrinha, cultivado entre janeiro e abril, é predominante na região de Assis, com 798 mil toneladas.
O gengibre também é um ingrediente típico das festas juninas. Em 2023, a produção paulista de gengibre foi de 5,5 mil toneladas. A região de Piedade concentrou 87% deste total, com 4,8 mil toneladas.
De acordo com o IEA, em 2023, São Paulo produziu 187 mil toneladas de batata doce. A região de Presidente Prudente foi a principal produtora, com 75,3 mil toneladas, seguida pela região de Araçatuba, com 40,4 mil toneladas.