O agronegócio do Brasil é um campeão da produção de comida. O setor nutri 10% da população mundial, entre brasileiros e estrangeiros. Neste 16 de outubro, Dia Mundial do Alimentação, a humanidade tem motivos para celebrar o agro do país.
Com ciência e tecnologia, os brasileiros transformaram as lavouras e os pastos nos responsáveis por grande parte dos grãos, da carne, das frutas e de outros alimentos que diariamente estão nas mesas dos lares em todo o mundo. O agronegócio do Brasil é, por exemplo, o maior produtor global de soja.
Esse grão é fundamental para a produção em escala de proteína animal e ainda é matéria-prima ou insumo para diversos ramos industriais. Entre outros itens, serve para produzir molhos, conservas, massas, pastas, óleos comestíveis e rações para a nutrição animal.
A soja o e outros alimentos
As criações de aves de todo o país dependem das rações à base de soja para gerar animais mais ricos em proteína, com mais carne e em menos tempo. Essa combinação aumenta a capacidade desse setor de produzir alimentos para a humanidade.
Não por acaso, o país é um dos líderes mundiais da produção de carnes de frango. O volume nacional perde apenas para o dos Estados Unidos. Com a previsão da oferta de 15 toneladas previstas em 2024, o agronegócio do Brasil responde por cerca de 15% do fornecimento global desse alimento. E os grãos de soja ainda garantem suprimento para abastecer o setor nacional de proteína suína — o quarto maior do planeta.
Do agronegócio do brasil para mundo
Além disso, o agro local é um dos grandes responsáveis pela carne bovina servida em todo o planeta. A pecuária brasileira abastece 25% de toda exportação desse tipo de proteína no planeta, ocupando o primeiro lugar nesse mercado. E o país também é líder de outros segmentos.
Por volta de 75% de todo o suco de laranja consumido no mundo, por exemplo, tem origem nos pomares cultivados pelo agronegócio brasileiro. No setores de açúcar e café, o país também é o grande campeão, com, respectivamente, quase 25% e 40% da produção mundial.
Com todos esses resultados, o agronegócio nacional fornece o equivalente a todo o arroz e o feijão consumido nos lares de todo o Brasil. E isso, com 66% de toda mata nativa do país preservada — um recorde entre os grandes produtores de alimento no planeta.