De acordo com os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), o mercado de algodão está em ritmo lento no Brasil. Essa cultura é uma das principais do agronegócio brasileiro.
As informações sobre o mercado de algodão são fruto de levantamento da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Esalq). Elas foram publicadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) do campus.
O levantamento cita as “recentes quedas nos preços externos” como a causa que tem mantido as quedas nos preços. De acordo com a Esalq, os agricultores estão se concentrando na safra, e a indústria está negociando apenas compras para suprir a demanda imediata.
Saiba mais
“As recentes quedas nos preços externos do algodão têm recentes quedas nos preços externos à pluma no Brasil”, informa em nota publicada na quarta-feira 23. “Segundo pesquisadores do Cepea, cotonicultores estão focados na colheita, no beneficiamento e na entrega de contratos a termo. Os vendedores ativos estão firmes em suas ofertas, especialmente nos casos que envolvem lote de qualidade superior. Agentes de indústrias, por sua vez, realizam novas negociações apenas para necessidades imediatas e/ou reposição de estoques. Diante disso, os preços do algodão vêm registrando apenas pequenas variações diárias.”
Produção de algodão no Brasil
No Brasil, o plantio ocorre principalmente no Centro-Oeste. A região concentra 75% de todas as lavouras dedicadas ao setor no território nacional, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O cultivo ocorre de modo alternado com a soja — e a região tem a maior produção dessa cultura no país. E Mato Grosso é o grande destaque, com 95% da colheita do Centro-Oeste.
Para 2023, a safra da pluma de algodão é estimada em 3 milhões de toneladas. A marca é um recorde para a cultura no país. Essas fibras servem para como matéria-prima para ramos industriais, como produção de roupas, insumos de limpeza e para cuidados com saúde e estética.
Algodão sempre será um ótimo investimento. Depois de colhido e bem acondicionado se torna imperecível.