A Embrapa desenvolveu uma cenoura híbrida para plantio na primavera e no verão, em quatro regiões do país, exceto o Norte. Chamado BRS Carmela, o alimento é resistente a bactérias e fungos causadores da queima-das-folhas, a principal doença que ataca a cenoura em condições de plantio em clima chuvoso e quente. Dependendo da severidade, a doença pode inviabilizar toda a produção.
Agnaldo de Carvalho, pesquisador da área de melhoramento genético de cenoura da Embrapa Hortaliças, explica que a vantagem de um híbrido de verão resistente à queima-de-folhas se manifesta em plantios durante períodos mais quentes e chuvosos.
“Por sua resistência, a BRS Carmela é capaz de chegar ao fim do ciclo sem nenhum controle químico de doenças foliares”, disse. “Já os híbridos de verão que estão no mercado são apenas tolerantes. Isso significa que os produtores que usam esses híbridos precisam fazer o manejo integrado com agroquímicos, para finalizar o ciclo de produção.”
A novidade da Embrapa também apresenta tolerância ao nematoide das galhas, característica que, agregada à resistência à queima-das-folhas, possibilita o cultivo do híbrido em regiões onde as temperaturas são mais elevadas.
O pesquisador reforçou que os híbridos de verão são materiais diferenciados e responsáveis por incrementar a produtividade de raízes mais desejadas pelo mercado, quando cultivados em condições ideais, se comparados com cultivares de polinização aberta, conhecidas como OP.
Bravo !!!