A Embrapa iniciou testes com o plantio de trigo no Estado de Roraima, extremo norte do país. O experimento envolve três variações do grão.
Em dezembro, a Embrapa Roraima começou o plantio das variardes de trigo BRS 264, BRS 394 e BRS 404. Inicialmente, a estatal desenvolveu as variedades para o cultivo no cerrado da região Centro-Oeste.
Atualmente, as plantas da Vitrine Tecnológica em Boa Vista estão com mais de 45 dias depois germinação. Elas se encontram na fase de enchimento dos grãos. De acordo com o site da Embrapa, o experimento e apresenta um “bom potencial produtivo, superando as expectativas dos pesquisadores quanto a precocidade e sanidade do material em campo”.
A pesquisa vai definir a densidade de semeadura e os níveis de adubação mais adequados. Também serão realizados estudos de sanidade e para avaliar a qualidade da farinha produzida. A expectativa é que, num prazo de dois anos, a Embrapa recomende pelo menos uma cultivar de trigo adaptada às condições do Cerrado de Roraima.
Além da produção local, o projeto pode beneficiar fazendas em outros países. Segundo Vicente Gianluppi, coordenador da pesquisa, as plantas adaptadas à região têm chances de serem cultivadas nos cerrados da Venezuela e da Guiana, propiciando novos negócios para os agricultores do agronegócio brasileiro.
uUUUEéeee!!
Ma os europeus e norte amerIcanos VAO DEIXAR??!!
Fazer algo em Roraima??!!
kkkkkk
Tem uma provincia ENORME DE RECURSOS MINEIRAIS LÁ….os ingleses SABEM DESDE 1800…
Ou vocês acham mesmo que dentro de uma zona de floresta tropical densa tem SAVANAS?!!
LembraM DA DESCOBERTA DE carajás?!!?
uM AVIÃO COM GEOLOGOS ESTAVA PASSANDO e viram uma enorme região com pouca vegetação…e longo perceberam que ali era uma região mineral…
RORAIMA É A MESMA COISA..
O marco da terra está no stf. Pior que aquela casa está contra o Brasil em quase tudo. O Marco Legal (melhor dizer ilegal) está para ser julgado neste primeiro trimestre.
Os 600 mil índios do Brasil já tem área do tamanho de Portugal, Alemanha e Itália juntos. Assim mesmo o Marco Temporal quer dobrar a área para 600 mil índios que dependem de ajuda alimentar dos pagadores de impostos.
O stf está inviabilizando a vida dos brasileiros de todas as formas, até mesmo com prisões ilegais. Os mimizentos do stf não saem nas ruas do Brasil. Investem fora, passeiam fora do Brasil. Há despesa de bilhões com a corte inútil.
As regiões daquele estado que cultivavam arroz com sucesso, foram entregues pelo governo esquerdista do PT em conluio como sempre do STF para índios de araque da reserva Raposa Serra do Sol e a meu ver, seriam as áreas mais propícias ao cultivo desse outro cereal. Se sobraram outras áreas no estado que não sejam reservas naturais ou reservas indígenas eu não sei ou se sobraram, devem representar um percentual muito pequeno do estado. Enfim, confesso minha ignorância quanto àquelas paragens que a meu ver, pela lógica, deveriam pertencer à Venezuela.
Parabéns, Embrapa! Orgulho dos brasileiros sérios!
Isso se o stf não atrapalhar com papo de índio.