Atuando na Região Norte do Brasil, a Brasil BioFuels (BBF) promove um programa de apoio à agricultura familiar. Assim, a empresa incentiva por volta de 400 pequenos produtores de palma de óleo no Estado do Pará, com suporte técnico e compra da safra. Em 2022, a parceria trouxe resultado recorde.
BBF e a agricultura familiar
Por meio do programa, a BBF incentiva a agricultura familiar com o fornecimento de mudas, permuta para compra de fertilizantes com preços acessíveis, assistência técnica com especialistas no cultivo de palma de óleo, auxílio para crédito bancário, estímulos à melhoria contínua e garantia de compra dos frutos a preços competitivos. Como resultado, a companhia gerou 37 mil toneladas de óleo de palma, a partir da matéria-prima colhida nas lavouras da agricultura familiar.
Desse modo, os pequenos produtores garantiram R$ 30 milhões de faturamento, com o plantio integrado ao grupo. Eles estão distribuídos pelos municípios de Tomé-Açu, Acará e Concórdia, além de Moju — sede industrial da empresa.
Parceria premiada
Para comemorar a marca, a companhia fez um evento em que premiou os agricultores familiares com os melhores resultados. O evento contou com uma recepção no auditório da BFF em Moju, para distribuir prêmios e brindes.
Maria Antônia da Silva, premiada como Agricultora Mulher de 2022, comentou a importância da parceria. “Todo agricultor produz com amor e garra, mas sem suporte não temos como garantir uma produção com alta qualidade. Então, essa é uma conquista de todos nós”, disse.
Carivaldo Barbosa, que conseguiu entregar 22 toneladas de palma de óleo para a BBF, é outro produtor que elogia o trabalho da empresa com a agricultura familiar. “Tenho muitos amigos na agricultura familiar que não conseguem dar continuidade em suas produções por falta de assistência”, explicou. “Mas aqui, na BBF, nós temos todo tipo de suporte. Da visita técnica ao carregamento da logística, para que nos preocupemos somente com nossa produção.”
De acordo com o agricultor familiar, uma das chaves para o sucesso da iniciativa encabeçada pela BBF é a credibilidade. “É uma parceria que dá muito certo, pois temos confiança um no outro e sabemos que podemos contar com a empresa para nos auxiliar em todas nossas entregas”, afirmou.
Produção de energia renovável
Fundada em 2008, a BBF atua no Norte do Brasil, com uma cadeia integrada para a produção de energia renovável e para promover o desenvolvimento na região. No ano passado, a ala gerou 200 mil toneladas de óleo. Atualmente, o grupo promove o cultivo de palma de óleo em quase 70 mil hectares de terra. As operações se estendem pelos Estados de Roraima, Rondônia, Acre, Pará, Acre e Amazonas.
Entre os negócios da empresa, o fornecimento de energia elétrica gerada a partir de biocombustível de óleo de palma, de matriz limpa e renovável. A companhia possui 25 usinas termoelétricas em atividade e outras 13 em implantação. Além disso, o grupo tem três unidades de esmagamento de palma de óleo, uma extrusora de soja e uma indústria de biodiesel.
Outros mercados também estão na mira. Na lista, a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e de Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), conhecido como diesel verde, que serão fabricadas em uma nova planta da empresa, em fase de construção na Zona Franca de Manaus.
Logo logo esta BBF estará toda aparelhada… E aí, já era!!