Atualmente, a banana é a fruta mais consumida no Brasil e possui diversos benefícios para a saúde. A produção é registrada em todo o país e neste ano está estimada em 7 milhões de toneladas, volume superior ao do ano passado (6 milhões de toneladas), de acordo com o levantamento do IBGE. Por conta de seu consumo tão difundido pelo país, foi instituído o dia 22 de setembro para comemorar e lembrar a importância desse alimento para os brasileiros.
Leia mais: “Governo investirá R$ 34 milhões na fruticultura do DF e entorno”
São Paulo lidera a lista dos Estados produtores, respondendo por 15,3% do total produzido, ou 1 milhão de toneladas. Em seguida, estão Bahia (878 mil toneladas), Minas Gerais (801 mil toneladas) e Santa Catarina (714 mil toneladas). Quase metade da produção nacional vem da agricultura familiar.
Leia também: “Abrafrutas busca apoio de Mourão para expansão no mercado chinês”
A atividade também tem um papel importante na geração de empregos no agro. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a cultura gera cerca de 500 mil postos diretos de trabalho.
Ranking mundial
O Brasil é o quarto maior produtor de banana do mundo, atrás apenas de Índia, China e Indonésia. Contudo, o país reserva praticamente toda sua produção para o mercado interno, destinando apenas 1% para exportação.
Banana neles…
Yes, nós temos bananas!
Depois que o Doria entrou no governo Paulista, esse meu querido estado virou um estado bananeiro enquanto o país perdia esse título.
Revista Oeste se o crescimento esperando é de 1 milhao de toneladas ante o ano anterior, que foi de 6 milhoes de toneladas, então o percentual de crescimento é de 16,7% e não 4,7% conforme afirma a Sabrina Nascimento. Houve um equivoco.
Parabens ao Brasil que segue mostrando sua força tambem no AgroBusiness.
Olá, Noel, obrigada pela observação, ajustei o texto.