O líder do Grupo de Agricultores Indígenas, Arnaldo Zunizakae, afirmou nesta quinta-feira, 29, durante participação na tradicional live promovida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que países da Europa rejeitam terminantemente a produção agrícola dos indígenas brasileiros. “Produzimos grandes quantidades de soja, milho e feijão, mas nossos produtos têm de ser comercializados de maneira clandestina”, afirmou Zunizakae.
De acordo com o indígena, embora sua tribo, Paresi, produza de acordo com termos estabelecidos por Fundação Nacional do Índio (Funai), Ibama, Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas da União (TCU), as nações europeias não compram os produtos. “Há um tratado que proíbe as empresas de comprarem grãos oriundos de terras indígenas”, acusou o agricultor.
A informação de Zunizakae foi confirmada pelo delegado da Polícia Federal (PF) e presidente da Funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva, que também participou da conferência realizada por Bolsonaro. “Há, realmente, preconceito por parte dos europeus. As companhias recusam-se a adquirir os produtos dos indígenas brasileiros porque, segundo eles, isso mancharia sua reputação”, explicou.
Leia também: “A europeus, Grupo de Agricultores Indígenas rebate Sônia Guajajara”
Faltou só uma informação (que muda todo o cenário da matéria): esse líder indígena disse que a Europa não compra pois a Funai não permite a venda. O Presidente levou um cara pra falar mal da Europa mas o cara apenas falou que a culpa é de um órgão que está no guarda-chuva do Bolsonaro. A inteligência dele é tão grande quanto a dos seguidores que compram a ideia sem ter senso crítico
o Gabriel acertou na mosca
As drogas cocaína, maconha estão liberados entram de toneladas na Europa. Hipótricas
Briga velha, já não é de hoje que a Europa briga e acusa indígenas de plantar e vender ilegalmente. Falam sobre plantações em áreas da reserva onde não podem desmatar.
Se esses canalhas desses europeus não conseguem nem controlar as vacinam que injetam em seus corpos, como irão ter controle sobre isso? Não consigo entender isso daí. Parece que os índios Parecís plantam uma variedade de soja orgânica de coloração preta que inclusive tem muito mais nutrientes que as outras, é só plantarem a soja transgênica e se mistura às outras de origens diferentes e vendem para esses otários assim mesmo. Com babacas como esses tem que se comportar dessa maneira, só na base da malandragem.
Olá pessoal da Oeste, muito boa sua matéria Edilson… Parabéns!
Agora, se me permitem um comentário, agora de manhã estava ouvindo o jornal da Jovem Pan….e um comentaristazinho filho de uma pxta teve a coragem de dizer que é mentira, que é fake e ainda por cima que a live do PR JB é fonte de notícias falsas….
Queria perguntar pro Augusto Nunes o que está acontecendo com a Pan e com sua direção jornalística? Estão entrando na mesma sintonia da velha mídia ? Sendo a Pan e sua direção aparentemente coerentes como aparentam como permitem o FDP destes falar tanta mxerda…?
Essa matéria é fake com certeza, vai de encontro a todo pensamento europeu, me dá uma certa náusea em pensar que querem nos plantar falsas idéias para que esqueçamos a miséria em que vivemos. Àquele que te manipula se torna seu mestre.
Aquilo ultrapassado e insustentável, não sobrevive para as suas poucas próximas gerações de comunistinhas, disfarçados de socialistas, à lá Macron e Anne Hidalgo.
Em breve reedição do filme, “Paris em chamas”, com variante para PARIS, NÃO ME CHAMAS.
Interferem criminosamente em nosso País, abrigam os corruptos federais brasileiros como Sérgio Cabral e alguns notáveis incapazes, que deterioram a nossa imagem.
Estes, não têm nada a oferecer ao País, só lhes restando esses comportanentos.
Estamos abertos hoje a vários mercados, estando o MCE hoje em franca decadência.
mancharia a reputação junto aos fracos agricultores europeus, acostumados com subsídios e incapazes de produzir algo decente para concorrer. se há uma certeza é que se o país deixar de fornecer para a europa, irão passar fome.
É de não acreditar! Mas então nós brasileiros temos que ajudar e começar a comprar os produtos.
Concordo, vamos consumir
Pois não acredite, é uma falsa notícia. Procure um pouco e verá. Grande fake news
mostre que é falsa! só afirmar não dá credibilidade nenhuma a você! e num comentário anterior destes a entender que só porque não está em outras midias não existe.. que argumento de jumentóide!
Porque a Europa não rejeita as madeiras ilegais, ouro e diamantes que vem das terras dos índios brasileiros.
Ipocresia de um continental obsoleto.
Bem colocado.
São uns filhos de putas mesmo!!!
A Inglaterra saiu desse conglomerado de comunistas, travestidos de socialistas à lá FHC não foi por acaso.
À partir de sábado, dia do TRABALHADOR, mostraremos ao mundo que o Brasil de verdade, acordou desde 2.013.
Que países são esses que rejeitam?
Me desculpe, essa notícia não é verdadeira, entrei em vários jornais e blogs estrangeiros e nacionais, essa notícia não procede. Conheço bem a Europa e suas políticas, é um non sense.
Respondendo pra Letícia: será?? Tipo de notícia que não sai na mídia. Vou perguntar para uma amiga que trabalha na FAO.