Evaristo de Miranda vai receber o título de Engenheiro Agrônomo do Ano, concedido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp). A cerimônia de entrega está marcada para esta quarta-feira, 27.
“Por unanimidade, reconhecemos o Dr. Evaristo de Miranda como o Engenheiro Agrônomo do Ano em 2022”, declarou Henrique Mazotini, presidente da Aeasp. “Ele faz um brilhante trabalho no setor há mais de 40 anos, contribuindo muito para o agronegócio brasileiro, colocando o país em destaque no mundo. É o reconhecimento para um profissional que dedicou a vida em prol do agronegócio e da alimentação da humanidade. Suas pesquisas ajudaram o Brasil a se transformar em um dos grandes produtores de alimentos do planeta.”
O colegiado que escolhe o eleito é formado por 31 membros. A premiação foi criada há 50 anos. A Aeasp nasceu em 1944 e é filiada à Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil.
A carreira de Evaristo de Miranda
Servidor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1980, Miranda é formado em engenharia agronômica pelo Instituto Superior de Agricultura Rhône Alpes, possui especialização na Escola Superior de Agronomia Tropical, além de ser mestre e doutor em ecologia pela Universidade de Montpellier II — as três instituições ficam na França.
O pesquisador ocupou o cargo de chefe-geral da Embrapa Territorial, posto em que esteve até janeiro de 2022. Dentro da estatal, Miranda participou e coordenou mais de 40 projetos de pesquisa e implantou e dirigiu três centros nacionais de pesquisa. Membro de várias sociedades científicas, ele dirigiu os primeiros programas de estudos agroecológicos e socioeconômicos em pequenas propriedades rurais no Nordeste e na Amazônia e de seu monitoramento por satélites.
Por dez anos, o cientista foi professor da Universidade de São Paulo e, por quatro, coordenador na Secretaria de Acompanhamento e Assuntos Institucionais da Presidência da República.
Atualmente, Miranda é colunista da Revista Oeste, diretor do Instituto Ciência e Fé, e consultor da Organização das Nações Unidas na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente. O cientista ainda presta assessoria para outros órgãos da instituição, para o Banco Mundial e para o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, além de outras organizações nacionais e internacionais.
Ele também é membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e da Academia Nacional de Agricultura da Sociedade Nacional de Agricultura.
Outras premiações
Entre os prêmios e as condecorações que Miranda já recebeu, estão o Diploma de Construtor da Internet da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a Ordem de Rio Branco do Itamaraty e o Prêmio Abril de Jornalismo, na categoria Ciências.
Leia também: “Para não dizer que não falei das flores”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 109 da Revista Oeste
Já assisti três palestras do Dr. Evaristo de Miranda e fiquei impressionado com o seu vasto conhecimento e profunda honestidade intelectual. Bem diferente da maioria dos ambientalistas e ecologistas esquerdopatas que possuem apenas “cultura de almanaque” , muita incompetência e forte tendência à corrupção. PARABÉNS DR. EVARISTO!
Parabéns, muito merecido. Temos orgulho em ser Agrônomo e Embrapiano, que cada dia mostra a sua importância para o Brasil e mundo
Conheço o meu colega de profissão Evaristo de Miranda desde que ele entrou nos quadros da EMBRAPA ,um ótimo agrônomo que dignifica a profissão ! Mais do que merecido esse título !
Parabéns Prof. Evaristo por mais essa conquista. Que esse prêmio sirva para calar os idiotas que tentam desqualificar o Mestre Evaristo.
Já presenciei vários cursos e admiro demais o Evaristo!!!!!!!!!!
O Brasil que dá certo faz merecido reconhecimento a um grande engenheiro autônomo. Dr Evaristo labuta com inteligência e perspicácia em prol do agro e de entidades governamentais que apoiam e fomentam nosso crescimento. É também artífice da história que catapultou nossa agricultura à liderança mundial em poucas décadas. Conhece e estuda nosso território como poucos. O saber a serviço do bem!
Mais do que merecido! 👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Parabéns ao excelente prof. Evaristo de Miranda que poderia estar nos representando como embaixador brasileiro na ONU ou na OMC ou na maior entidade mundial que represente o negócio AGROPECUÁRIO, a ALIMENTAÇÃO GLOBAL e o MEIO AMBIENTE.
De preferência sediado na França, pais que fez seus estudos e formação e atualmente tão politizado por seu presidente Macron amigo do Lula, e por maus brasileiros contra nosso agronegócio e meio ambiente.