A multinacional de equipamentos agrícolas John Deere firmou uma parceria com a SpaceX, empresa de tecnologia aeroespacial de Elon Musk. O acordo busca superar um dos principais obstáculos do setor agrícola do país: a escassez de acesso à internet nas áreas de cultivo.
Para atingir esse objetivo, a John Deere e a SpaceX usarão os serviços da Starlink, braço da companhia de Elon Musk que desenvolve e lança satélites para o espaço.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Além da parceria, a John Deere já desenvolveu o programa Campo Conectado, em parceria com a Claro e com a Sol (empresa do grupo RZK). A importância da conectividade no campo está diretamente ligada à produtividade, visto que as modernas máquinas agrícolas dependem da transmissão de dados em tempo real para otimizar a produção.
A ConectarAgro, uma associação composta por várias empresas do setor, divulgou um estudo que mostra que apenas 19% do território agrícola brasileiro possui cobertura de internet 4G. A partir do último trimestre de 2024, os serviços de conectividade da Starlink estarão disponíveis, inicialmente, nos Estados Unidos e no Brasil.
Custos elevados com equipamento inviabilizam conectividade no agronegócio
Diante dos altos custos com equipamentos, muitos agricultores consideram inviável pagar por tecnologias que não conseguem utilizar integralmente. Os valores das máquinas em questão podem ultrapassar os R$ 5 milhões.
Diante dessas barreiras financeiras, as soluções encontradas pelos empresários envolvem deslocar as máquinas para áreas com Wi-Fi. Eles também podem utilizar veículos com conexão para transferir os dados, como alternativa.
Mesmo empresas concorrentes se uniram sob a bandeira da ConectarAgro, em busca de encontrar soluções conjuntas para o problema da conectividade.
Leia também: “Saiba porque é importante comer carne vermelha”
Anunciada durante a Agrishow em Ribeirão Preto (SP), a parceria com a SpaceX permitirá aos produtores rurais brasileiros acessar a internet via satélite, por meio da rede Starlink.
O negócio possibilitará o uso eficiente de tecnologias de precisão agrícola, como diagnósticos remotos, compartilhamento de dados em tempo real e comunicação direta entre máquinas. Essa nova interação promove uma agricultura mais produtiva, rentável e sustentável.
O diretor de marketing da John Deere, Rodrigo Bonato, afirmou que a parceria com a SpaceX terá efeito em diversas áreas além do agronegócio.
“A iniciativa torna as operações mais inteligentes e aumenta sua eficiência, consequentemente melhorando a competitividade e a sustentabilidade da produção”, disse o diretor de marketing. “Além disso, abre portas para outros usos, como telemedicina e educação a distância, beneficiando diretamente as comunidades rurais.”
Leia mais: “PIB do agro de SP avança 11,4% no início de 2024”
Cuidado. O Lula e o STF não vão gostar disto e vão taxar aumento de impostos.
Que seja o primeiro de muitos acordos tecnológicos para maior desenvolvimento e crescimento do Agronegócio.