O Canadá anunciou na segunda-feira 14 a abertura de dois novos mercados para os produtores rurais brasileiros: o de carnes bovina e suína. Desse modo, o atual governo atingiu a marca de 201 novos mercados abertos para o agro brasileiro desde que chegou ao poder, em 2019.
A marca supera a meta pessoal estabelecida pela ministra Tereza Cristina, do Ministério da Agricultura (Mapa): 200 novos mercados abertos para o agro brasileiro do começo do mandato até o fim deste ano.
“Ótima notícia para o nosso agronegócio”, escreveu ontem Tereza Cristina, no Twitter. “O Canadá, um dos mais importantes mercados do mundo, autorizou o início da importação de carnes bovina e suína produzidas no Brasil. Agora, já são mais de 200 mercados abertos pelo Mapa na gestão do governo Jair Bolsonaro.”
Nos primeiros dois meses de 2022, foram abertos 15 novos mercados. No ano anterior, 77 novas aberturas; 74, em 2020; e 35, em 2019. Os 201 novos mercados para o agronegócio brasileiro estão espalhados por 51 países. Deles, 24 são asiáticos, 18 norte-americanos, oito africanos e um da Oceania.
Entre os produtos do agro, estão os de tecnologia, exportada na forma de embriões, ovos férteis, material genético e outros artigos de valor agregado. A lista completa chega a 29 itens.
Leia também: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Revista Oeste
Vai ser a senadora eleita em 2022 com a maior proporção de votos. Vai ajudar na produção de 100% de fertilizantes em solo nacional e aelevar o Brasil na primeira colocação mundial em todas as áreas: educação, saúde, transporte, economia…junto com os outros ministros.
Parabéns, Ministra Tereza Cristina! Quem tem meta e a cumpre fez um grande trabalho. Quem tem meta e a supera fez um excelente trabalho. E quem não tem meta, que não se meta!