O Ministério da Agricultura (Mapa) criou o AgroHub Brasil. Por meio dele, serão feitos incentivos a ecossistemas focados em inovações no agronegócio brasileiro. A pasta publicou a portaria que o institui o programa na quarta-feira 28.
Relacionadas
Com o AgroHub Brasil, será possível promover incentivos “com apoio institucional ou de recursos financeiros”. Desse modo, os contemplados poderão realizar projetos, desenvolver estudos, organizar eventos e desenvolver ações em prol de ecossistemas e redes de inovação.
A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa fará a gestão do programa. Os ecossistemas de inovações abrangem centros de pesquisa, universidades, produtores rurais, empresas, startups e investidores, públicos ou privados.
Entre os focos da ação, está prover ao produtor rural acesso a novas soluções tecnológicas. Pelas estimativas oficiais, atualmente, o país tem cerca de 1,5 mil agtechs — as startups do agronegócio. Elas estão inseridas em cerca de 50 sistemas espalhados por todo o território nacional.
O portal AgroHub Brasil, reúne dados sobre os ecossistemas focados nas inovações para o agronegócio brasileiro. Assim, o site lista as principais iniciativas em curso no país.
Além disso, a plataforma oferece informações sobre agricultura digital, conectividade em áreas rurais e aplicativos de celular com soluções para as atividades no campo. A página traz ainda explicações sobre linhas de apoio e fomento público e privado para as startups.