Em 2024, o mundo deve produzir 183 milhões de toneladas de açúcar. A estimativa é do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Caso o número se confirme, será um recorde para o setor.
De acordo com o USDA, o Brasil lidera globalmente o setor, respondendo por quase 25% da oferta mundial. A produção nacional ocorre por meio do processamento da cana-de-açúcar — uma planta introduzida pelos portugueses no país no século 16.
Atualmente, o cultivo ocorre principalmente na Região Sudeste brasileira, com destaque para São Paulo — o Estado mais rico do Brasil. Em torno de 60% de toda a produção nacional de açúcar tem origem no território paulista.
Riqueza além do açúcar
Com o processamento de cana, as usinas também geram outros produtos. No Brasil, o grande destaque é a produção de etanol. Trata-se de uma fonte de energia verde muito usada em veículos terrestres, que agora começa a dar origem a soluções para outros modais.
Um exemplo é o combustível sustentável para aviação. Trata-se de um produto à base de etanol desenvolvido para alimentar motores de aeronaves e ser uma alternativa ao petróleo.
Alternativa à cana
Os registros do USDA mostram que 80% de todo o açúcar produzido no mundo vem da moagem da cana; o restante tem origem em beterrabas.
Nesse caso, a produção brasileira não é expressiva. Para a fabricação de açúcar de beterraba o grande destaque é a União Europeia, que responde por 40% da oferta mundial desse adoçante.