O governo do Brasil não é favorável à vacinação contra a gripe aviária. As autoridades do país temem que a medida poderia resultar em barreiras comerciais sobre as exportações brasileiras do setor.
O país é o maior exportador de carne de aves no planeta. Em maio, oito casos da doença foram registrados no país: sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Todas as contaminações ocorreram em pássaros selvagens.
Em razão das notificações, o Ministério da Agricultura declarou estado de emergência zoossanitária. Desse modo, o governo do Brasil tenta impedir que a gripe aviária não chegue às criações comerciais.
“Atualmente, o Brasil está livre de gripe aviária”, disse Eduardo Cunha, delegado do governo brasileiro na sessão geral da Organização Mundial da Saúde Animal, em Paris. “Se nosso status epidemiológico mudar e eventualmente decidirmos vacinar, temos um forte sentimento de que seremos submetidos a algumas barreiras comerciais.”
Ao longo de 2022, o país faturou quase US$ 10 bilhões com as exportações de carnes de aves. Entre janeiro e abril de 2023, a cifra já se aproxima de 4 US$ bilhões.
Os Estados Unidos relutam em aderir à medida, de acordo com a agência Reuters. Os norte-americanos figuram como os maiores produtores mundiais de carne de frango e estão na segunda posição do ranking mundial de exportações. Assim, o Brasil não é o único país a evitar a vacinação contra a gripe aviária.
Leia também: “O vírus da gripe aviária ronda o país”, reportagem para Edição 154 da Revista Oeste
Vixi! Vão querer vacinar as bichinhas, senão terão a vida destruída. Com amor, é claro.
Vacina na asa! 5 doses.
É dose.
Agora só falta exigir cartão de vacinação das penosas também. Do jeito que as coisas andam por aqui…
O que o governo está preocupado com a economia? A economia a gente vê depois Lula. Primeiro salvar vidas não era esse o discurso?
Interessante… Essa não pertence à “Ciência”? Hipocrisia petista!
Cadê a CIÊNCIA!!!!!!????????????
Os bolcheviques querem uma epidemia de gripe aviária? Zero novidade. As vacinas experimentais da Covid que, além de não funcionarem ainda causam mortes, essas devem ser ministradas, certo? Agora para salvar essas aves, tão importantes, estão com medo? É isso mesmo?