A França abateu mais de 600 mil aves, entre patos, frangos e outras espécies, desde o primeiro caso de gripe aviária descoberto no fim de novembro.
O Ministério da Agricultura francês identificou 26 surtos de gripe aviária em fazendas industriais, principalmente no sudoeste do país. As autoridades também registraram 15 casos em animais selvagens e três em currais.
“Desde o dia 16 de dezembro, quando o primeiro surto do tipo H5N1 foi confirmado numa exploração de patos na cidade de Manciet, nas Gers, 22 novos surtos foram identificados nos Pirenéus Atlânticos”, informou o ministério em comunicado à imprensa na noite da quinta-feira 30.
A nota da pasta informa ainda que os locais foram desinfetados e que serão aplicadas restrições adicionais para limitar o contágio “numa área elevada no sudoeste”. Dentro desse perímetro, os criadores não poderão receber novos patos e frangos até o dia 7 de janeiro. O documento também avisa que “essas medidas podem ser prorrogadas, tendo em vista a evolução da situação sanitária”.
Gripe aviária na Europa
Vários países da Europa lutam contra o H5N1 neste inverno, uma cepa de gripe aviária altamente contagiosa. Há apenas um ano um vírus semelhante dizimou rebanhos na região. Na última quarta-feira, 29, veterinários tchecos anunciaram o abate de 80 mil aves em uma fazenda. Na mesma propriedade, 100 mil animais já haviam morrido por causa do patógeno. Além disso, Bélgica e Grã-Bretanha relataram surtos em seus territórios.
Vírus que ataca frangas? Fiquem tranquilos, não é o Ômicron.
Foi diagnosticado pela classe “científica” como “Mal de Makron”, em Paris denominado “Anne a louka”.
É a França lacradora nos pagando caro prá comer omelete! A interferência no Brasil desses comunas, tornará as vidas de seus povos, em concomitância, mais “penosa”.
Muitas frangas escaparam por pouco.
Macron correu por sua vida.
Força lacron
Muito bom saber ! O Brasil vai exportar frango para os franceses ,para desgosto do imbecil mentiroso do Macron !
É só bolar uma máscara especial para as galinhas e outra para os patos… vou parar por aqui porque esses malucos vão achar que estou falando sério.