O aumento de casos da gripe aviária em países como a Argentina pôs o governo do Estado de São Paulo em alerta. Em um comunicado publicado nesta semana, as autoridades notificaram a “necessidade de reforçarem as medidas de biosseguridade em grau máximo”.
A gripe aviária não chegou ao Brasil, mas São Paulo acompanha os casos nos países vizinhos, porque a transmissão ocorre por aves silvestres contaminadas. Assim, a dissipação é feita por animais impossíveis de serem controlados.
As medidas de segurança envolvem impedir o contato direto ou indireto das aves silvestres, como os patos selvagens, com as galinhas e os frangos nas criações comerciais. Não há tratamento para o animal doente.
Quando um caso é confirmando em uma granja, o animal é sacrificado. Como a doença é altamente transmissível, todos os espécimes que tiveram contato com ele também são mortos.
“Reforçamos a necessidade de verificações diárias da integridade das telas dos aviários, evitando assim que aves de vida livre tenham contato com as aves alojadas”, alerta a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. “Que no interior dos núcleos não existam árvores frutíferas que possam atrair aves silvestres. Manter área interna do núcleo avícola com vegetação baixa e sem acúmulo de água, principalmente neste período chuvoso.”
A luta para evitar a gripe aviária em São Paulo se dá para proteger a maior produção de ovos e uma dos mais expressivos fornecedores de carne de frango do país.
Praticamente 30% de todos os ovos brasileiros tiveram origem no Estado, em 2022. No mesmo ano, os paulistas foram responsáveis por cerca de 8% dos abates nacionais de frango.
Leia também: “O vírus da gripe aviária ronda o país”, reportagem de Artur Piva para a Edição 154 da Revista Oeste
Isso aí, a única alternativa agora são essas medidas profiláticas, levadas ao extremo.
O tal balao da China sobre Argentina, Uruguay e Brasil………. interessante. Talvez seja teoria da conspiraçao.
A mensagem das Pedras-Guia da Geórgia
1. Manter a humanidade abaixo dos 500 milhões em equilíbrio perfeito com a natureza.
2. Controlar sabiamente a reprodução – melhorando a aptidão e a diversidade.
3. Unir a humanidade com uma nova língua actual.
4. Controlar a paixão – a fé – a tradição e todas as coisas com uma razão moderada.
5. Proteger as pessoas e as nações com leis justas e tribunais justos.
6. Permitir que todas as nações governem internamente, resolvendo as disputas internacionais num único tribunal mundial.
7. Evitar leis insignificantes e governantes desnecessários.
8. Equilibrar os direitos pessoais com os deveres sociais.
9. Valorizar a verdade – a beleza – o amor buscando a harmonia com o infinito.
10. Não ser o cancro da Terra – Deixar espaço para a natureza .
Seria um desastre sem precedentes.
Gente pelo amor de Deus isso e continuao da Fraudemia . Fiquem alertas